Os preparativos para o segundo turno das eleições presidenciais em Lucas do Rio Verde estão na reta final. Esta semana, o juiz eleitoral Hugo Freitas e forças de segurança deverão definir detalhes que serão adotados no próximo domingo (30). Todos os cuidados vêm sendo adotados para garantir segurança aos eleitores que vão exercer seu direito de cidadania.
Uma das medidas que serão discutidas é relacionada à lei seca. No primeiro turno, não foi adotada a restrição de comercialização de bebidas alcoólicas nas horas que antecederam o período de votação.
“Vamos ter essa reunião para avaliar os pontos positivos e negativos que tivemos no primeiro turno e definirmos as estratégias para o segundo turno”, destacou o magistrado.
Outras medidas adotadas no último dia 2 serão mantidas. O isolamento dos locais de votação para veículos, por exemplo, será mantido. Cavaletes foram instalados nas ruas, impedindo que veículos, principalmente os que contêm propagando política, ficassem estacionados próximo aos locais de votação.
Orientações ao eleitor
A expectativa da Justiça Eleitoral é que no segundo turno não haja registro de longas filas nos locais de votação, tendo em vista que os eleitores votarão apenas para um cargo: presidente da República.
A Justiça orienta também que os eleitores antecipem qual a seção em que votam, se o título está regular, evitando fazer isso no dia da eleição. O site do TSE permite esse tipo de pesquisa. Também é possível procurar o apoio do Cartório Eleitoral para fazer essa pesquisa.
“Quero garantir ao eleitor que estamos trabalhando de maneira séria, honesta, transparente, árdua, para que o eleitor possa ir à urna exercer o seu voto e que de fato seja o protagonista da eleição seja o eleitor. Que ele vá com tranquilidade e exerça o seu direito com segurança, sigilo, sem qualquer tipo de influência”, pontuou.
Transporte de eleitores
Na última semana, o Supremo Tribunal Federal discutiu a possibilidade de que os municípios ofereçam transporte gratuito para os eleitores no próximo domingo (30). Houve ainda a orientação para que o Poder Público mantenha o serviço de transporte público urbano coletivo de passageiros em níveis normais, sem redução específica no domingo das eleições.
A decisão deixa os prefeitos mais seguros de garantir transporte gratuito para os eleitores, sem incorrerem em crime de responsabilidade. Em Lucas do Rio Verde houve manifestação favorável em oferecer gratuidade no domingo.
“Não existe determinação da Justiça Eleitoral, mas sim uma faculdade do município caso ele entenda necessário realizar esse tipo de transporte de maneira isenta, sem vincular nenhum tipo de orientação de voto”, esclareceu o juiz eleitoral.
A oferta de transporte público busca reduzir os índices de abstenção. O número de eleitores faltosos no primeiro turno em Lucas do Rio Verde ficou acima das médias estadual e nacional.
O índice de eleitores faltosos no país foi de 20,89%. No Estado, 23,38% dos eleitores aptos a votar deixaram de exercer o direto ao voto. No município o índice de abstenção chegou a 24,93%, quando 12 327 eleitores aptos preferiram não comparecer às respectivas seções eleitorais.