Terrenos vazios da área urbana de Lucas do Rio Verde agora serão preenchidos de terra, adubo e alimentos. Através da Secretaria de Agricultura, os trabalhos de Horta Comunitária retornam aos bairros do município.
O carro-chefe das plantações são as folhosas. Variedades de Alface, rúcula e couve tomam conta dos espaços criados para o cultivo. Pepino e quiabo são os legumes plantados neste início.
Os bairros Tessele Junior, Veneza e Jaime Seiti Fujii começaram a receber os primeiros cuidados para as plantações. O projeto conta com ações coletivas. O município viabiliza a área, o adubo e as sementes. A comunidade é responsável pelo plantio das hortaliças, com o apoio técnico da Secretaria de Agricultura.
Os bairros Vida Nova, Jardim Primaveras e Amazônia estão sendo estudados para as futuras hortas comunitárias.
O principal objetivo da construção de espaços para o plantio de produtos alimentícios é melhorar a qualidade de vida dos moradores destas regiões, permitindo o uso de um bem comum, mantendo o contato com a terra, além de ganhar conhecimentos sobre os benefícios de uma alimentação saudável.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, os moradores podem disponibilizar mudas de outros legumes e verduras, caso tenham, para contribuir com os trabalhos e a diversidade de plantações.