Restrição de uso de celular na cabine de votação é antiga, diz juiz da 21ª Zona Eleitoral

Medida visa preservar o sigilo do voto. TSE orientou mesários a impedir que eleitor vá com aparelho à cabine de votação

Fonte: CenárioMT

restricao de uso de celular na cabine de votacao e antiga diz juiz da 21a zona eleitoral 1207149

A restrição do uso de celular na cabine de votação nas eleições do próximo domingo (02) gerou discussões na internet nas últimas semanas. A medida, porém, é antiga e está prevista na lei, pois visa preservar o sigilo do voto. Contudo, o Tribunal Superior Eleitoral está orientando os mesários que cobrem dos eleitores que não levem seus aparelhos para a cabine de votação.

O juiz eleitoral, Hugo Freitas, reforçou que a medida está prevista na legislação eleitoral. “Esse ano o TSE teve uma providência, apenas, e os mesários vão pedir para o eleitor deixar o celular em algum lugar, que não vão com o celular pra cabine de votação”, comentou o juiz da 21ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Itanhangá.

O magistrado acrescentou que essa é norma que será colocada em prática em todo o país. Ele espera que os eleitores entendam a conduta dos mesários, cooperando para o bom andamento do processo eleitoral.

Horário modificado

A eleição do próximo domingo (02) acontecerá com votação em novo horário. O TSE unificou o horário em todo o país, de modo que a votação se encerre de forma simultânea em todo o país. Em Mato Grosso, a votação terá início às 7 horas e será encerrada às 16 horas. Deste modo, os portões das escolas serão fechados pontualmente às 16 horas.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.