Restrição de uso de celular na cabine de votação é antiga, diz juiz da 21ª Zona Eleitoral

Medida visa preservar o sigilo do voto. TSE orientou mesários a impedir que eleitor vá com aparelho à cabine de votação

Fonte: CenárioMT

A restrição do uso de celular na cabine de votação nas eleições do próximo domingo (02) gerou discussões na internet nas últimas semanas. A medida, porém, é antiga e está prevista na lei, pois visa preservar o sigilo do voto. Contudo, o Tribunal Superior Eleitoral está orientando os mesários que cobrem dos eleitores que não levem seus aparelhos para a cabine de votação.

O juiz eleitoral, Hugo Freitas, reforçou que a medida está prevista na legislação eleitoral. “Esse ano o TSE teve uma providência, apenas, e os mesários vão pedir para o eleitor deixar o celular em algum lugar, que não vão com o celular pra cabine de votação”, comentou o juiz da 21ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Itanhangá.

O magistrado acrescentou que essa é norma que será colocada em prática em todo o país. Ele espera que os eleitores entendam a conduta dos mesários, cooperando para o bom andamento do processo eleitoral.

Horário modificado

A eleição do próximo domingo (02) acontecerá com votação em novo horário. O TSE unificou o horário em todo o país, de modo que a votação se encerre de forma simultânea em todo o país. Em Mato Grosso, a votação terá início às 7 horas e será encerrada às 16 horas. Deste modo, os portões das escolas serão fechados pontualmente às 16 horas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .