Representantes do Sesc e Senac apresentam plano de trabalho

Instituições vão atuar no atendimento à saúde e qualificação da mão de obra de trabalhadores do comércio de Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2024 04 12 at 09.49.43

Representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) apresentaram o plano de trabalho que está em execução em Lucas do Rio Verde. O ato contou com representantes da Fecomércio, Prefeitura, Câmara e entidades que atuam na promoção do comércio luverdense.

Uma das principais vantagens da presença do Sesc no município é a oferta de serviços de saúde, tanto odontológicos quanto voltados para a saúde da mulher. Duas carretas atenderão, a partir do dia 22 deste mês, a comunidade luverdense. Os veículos estarão estacionados ao lado da Loja Martinello, esquina da Avenida Mato Grosso com a Mato Grosso do Sul, bairro Alvorada.

Por outro lado, as duas instituições deverão inaugurar em breve a unidade física, localizada na Avenida Mato Grosso, bairro Cidade Nova. No local serão ofertados diversos serviços, facilitando o acesso da população a cuidados essenciais. Será realizado um trabalho em parceria com o poder público para organizar o agendamento e garantir que esses serviços atendam às necessidades da comunidade.

Segundo os representantes das instituições, uma das preocupações é priorizar a contratação de profissionais do município para trabalhar na unidade. Já foram realizadas 65 contratações, e mais 35 colaboradores deverão ser selecionados para atuar na unidade.

A previsão é que sejam investidos na implantação da unidade cerca de R$ 3,5 milhões. Este valor inclui não apenas a estrutura física, mas também os recursos destinados à contratação e capacitação de profissionais, garantindo que possam ser oferecidos os melhores serviços possíveis para a comunidade.

Com a chegada do Senac, o município terá à disposição uma variedade de cursos de capacitação profissional, totalmente gratuitos, para atender às necessidades da população. Serão 29 tipos de cursos que serão ofertadas à população.

“Pra nós é a confirmação da presença definitiva do Sesc e Senac que já está presente no município prestando serviços na área de saúde, serviços odontológicos, como também em cursos de capacitação profissional”, comentou o prefeito Miguel Vaz, citando que as duas instituições se juntam ao Senar e Senai, ambos atuando há algum tempo, e ao Sest/Senat, cuja sede está em fase de execução, para confirmar a presença do Sistema S em Lucas do Rio Verde.

O presidente em exercício da Fecomércio, Marco Sérgio Pessoz, ressaltou a importância do apoio das autoridades locais para o funcionamento das duas instituições que buscam contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento dos trabalhadores do comércio, trazendo cultura, lazer e oportunidades de crescimento para a comunidade. “Estamos comprometidos em expandir nossos serviços para outros municípios, mas é essencial contar com a contrapartida e o apoio das autoridades locais para garantir uma instalação rápida e eficiente, de modo a atender às necessidades da população o mais breve possível”.

Representantes das entidades que defendem os interesses do comércio de Lucas do Rio Verde avaliaram de forma positiva a chegada do Sesc e Senac. “Uma cidade que cresce como Lucas de Rio Verde depende muito de mão de obra qualificada. E nós temos deficiência em mão de obra qualificada. E agora não tem mais desculpa, pois vamos ter o Senac aqui para fazer treinamentos gratuitamente para toda a população luverdense”, avaliou Vilson Kirst, presidente da Acilve.

“Essas instituições são muito importante nessa questão de qualificação de mão de obra. A sociedade vem cobrando isso e hoje a gente fica feliz por ver que começa a ficar palpável essa questão. Nós sabemos que não é do dia pra noite que essas coisas acontecem, mas quando a gente vê que isso se tornar uma realidade, fica feliz como representante do comércio”, destacou o presidente da CDL, Petronilio de Souza.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.