Representantes da Prefeitura de Lucas do Rio Verde estiveram nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, em cidades no interior de São Paulo. A visita faz parte do estudo realizado pela gestão com o objetivo de implantar a Guarda Armada no município luverdense.
O Executivo Municipal esteve representado pela procuradora Derlise Marchiori, a secretária-adjunta de Administração, Aline Hartmann, e a assessora administrativa da Secretaria de Segurança e Trânsito, Márcia Ortolan.
Na quinta, em Paulínia, as representantes conheceram o funcionamento, os treinamentos, a parte administrativa, corregedoria e os trâmites legais que a gestão do município paulista enfrentou para implantar a guarda armada. No local, a recepção foi feita por Rodrigo Domingues, comandante da Guarda Civil Municipal, e Gidel Bizerra da Silva, subcomandante da guarda.
“A guarda de Paulínia é referência para o país. Então, nós viemos conhecer principalmente essa parte burocrática para esse ter mais elementos neste estudo que a gestão está fazendo para implantar também a guarda armada em Lucas do Rio Verde”, destacou Derlise.
A agenda seguiu ao longo desta sexta-feira, em Cotia. Na ocasião, as representantes conheceram o centro de monitoramento da Guarda Civil Municipal. A entidade possui alguns totens espalhados ao longo da cidade, com um sistema de áudio, facilitando a comunicação entre a população e a guarda para o acionamento de ocorrências.
Em Cotia, a recepção foi feita por Almir Rodrigues, secretário de Segurança Pública, Júlio César Rocha, comandante da Guarda Civil Municipal, e Luciano Stephano, subcomandante da guarda.
Projeto
A implantação da Guarda Municipal Armada em Lucas do Rio Verde é um trabalho iniciado em 2017, pelo primeiro secretário de Segurança do Município, o advogado Alexandre William de Andrade. A proposta da Gestão Municipal é retomar este projeto com exemplos que está dando certo no Brasil, com a intenção de agilizar a estrutura de Guarda Civil no município com um sistema de qualidade para a população luverdense.