Representante do SINTEP diz que pesquisa busca melhorar condições de trabalho nas escolas de Lucas do Rio Verde

Levantamento aponta desafios enfrentados por professores e visa colaborar com autoridades para aprimorar a qualidade do ambiente escolar

Fonte: CenarioMT

professor sala de aula1
Ilustração

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP) realizou uma pesquisa que busca averiguar as condições de trabalho dos profissionais da educação tanto na rede municipal quanto na estadual de Lucas do Rio Verde. Ericksen Carpes, representante do sindicato e membro da diretoria local, explicou que o objetivo da pesquisa é entender melhor as relações de trabalho nas escolas e, a partir disso, colaborar com as autoridades para melhorias.

“A intenção não é gerar conflito ou denegrir a imagem de ninguém. Queremos apenas dar transparência aos dados e, junto com a Secretaria de Educação do município, o prefeito e a assessoria do Estado, buscar melhorias nas condições de trabalho”, afirmou Carpes.

A pesquisa revelou alguns desafios enfrentados pelos profissionais da educação, como a indisciplina dos alunos, a falta de apoio, deficiências na estrutura pedagógica e, principalmente, a sobrecarga de trabalho devido à burocracia excessiva. Segundo Carpes, essa burocracia acaba reduzindo o tempo que os professores têm para planejar aulas de qualidade.

“Os professores estão sobrecarregados e muitos relatam esgotamento físico e mental. Isso reflete diretamente na qualidade das aulas. Um professor exausto não consegue manter o mesmo nível de desempenho que um profissional bem motivado e clinicamente saudável”, destacou.

Próximos passos: diálogo com o Poder Público

Com os resultados em mãos, o SINTEP protocolou um pedido de audiência com o prefeito Miguel Vaz para discutir as informações obtidas. “Há dados alarmantes, como o esgotamento físico e mental, que afeta mais de 45% dos profissionais entrevistados. Isso é preocupante e precisa ser encaminhado aos órgãos de saúde”, explicou Carpes. O sindicato também planeja levar os resultados à coordenação do núcleo regional, representado pela professora Denise Dalberto, para que as demandas sejam encaminhadas à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

A pesquisa não apenas visa melhorar as condições de trabalho dos profissionais, mas também reflete diretamente na qualidade da educação oferecida aos alunos. Carpes ressalta que um ambiente de trabalho mais saudável e motivador tem impacto direto nas aulas e no aprendizado. “Se corrigirmos os problemas identificados, conseguiremos proporcionar uma educação de melhor qualidade para os alunos, além de garantir um serviço público mais eficiente e eficaz para a sociedade”, finalizou.

O diálogo entre o SINTEP e as autoridades educacionais é fundamental para a busca de soluções que melhorem o ambiente escolar e garantam um futuro mais promissor para a educação em Lucas do Rio Verde.

O outro lado

Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde informou que não haveria posicionamento por parte da Secretaria de Educação. Houve questionamento quanto a dados da pesquisa, que ‘não estaria completa’, sem informações, por exemplo, da quantidade de pessoas ouvidas pelo sindicato.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.