Os municípios mato-grossenses registraram surto de influenza nos últimos dias. Em Lucas do Rio Verde o PAM (Pronto Atendimento Municipal) registrou aumento considerável nos atendimentos na semana que antecedeu ao Natal. O Hospital São Lucas também confirmou aumento no número de internações.
Em entrevista à imprensa, a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, médica Fernanda Heldt Ventura, observou que o surto pode estar ligado a relaxamento em medidas preventivas contra a covid-19. O protocolo indicou o uso de máscara facial, álcool em gel ou 70% para higienização das mãos e distanciamento social. Contudo, estas medidas foram abandonadas por parte da população.
Ao longo dos últimos dias, basta frequentar espaços públicos e comerciais para notar que as pessoas, em grande maioria, estão deixando de lado esses procedimentos. Durante os festejos natalinos na Praça dos Migrantes, por exemplo, havia várias pessoas sem máscaras. Além disso, houve aglomeração de pessoas no local.
“Um pouco também em resposta a diminuição do uso da máscara, dos cuidados individuais, porque o uso da máscara, o uso do álcool em gel, não evita somente contaminação por covid. Ele evita contaminação por outros tipos de vírus. Então, como a gente descuidou, relaxou nas medidas, é natural que o nosso organismo venha a se contaminar com outros tipos de vírus também”, comentou.
Além de reforçar as equipes para o atendimento das demandas, a secretária observa que os cuidados individuais podem fazer a diferença.
“O importante é que cada um faça também a sua parte, tenha os cuidados domiciliares. Se está com sintomas gripais evite circular sem máscara, evite ficar em ambiente fechado com outras pessoas. Isso tudo vai ajudar a evitar a disseminação desse outro vírus que está aí na nossa população também”, ressaltou a secretária.