Um relatório apresentado pela Guarda Municipal ao Poder Executivo nesta segunda-feira (12) mostra que houve aumento no número de denúncias relacionadas ao combate da covid-19 em Lucas do Rio Verde.
Os dados são referentes a 1 de janeiro a 12 de abril desse ano em comparação ao mesmo período de 2020.
Denúncias de som alto foram as que tiveram maior aumento no período. Segundo a Guarda Municipal, o aumento dessas ocorrências se deve às aglomerações e reuniões irregulares em locais privados, que podem colaborar para a propagação do vírus. Em 2020 foram 108 denúncias. O número saltou para 542 denúncias, cerca de 5 vezes mais.
Denúncias
A Guarda Municipal é uma das forças envolvidas na fiscalização. As outras são a Polícia Militar e Vigilância Sanitária, que atuam de forma integrada na fiscalização de denúncias relacionadas a Covid-19.
Desde o ano passado, vários decretos foram editados para combater o avanço da pandemia no município.
As recomendações de medidas preventivas valem para vários ambientes. Em estabelecimentos comerciais, por exemplo, onde há um grande volume de circulação de pessoas, é importante respeitar o distanciamento. A medida recomendada é de 1,5m. Além disso, é importante manter o uso de máscara, e contar com álcool 70% em local visível, entre outras medidas.
Apesar das forças de segurança trabalharem de maneira integrada para coibir o aumento de casos de infecção pelo coronavírus, a participação da população, por meio de denúncias, é extremamente importante.
A comunidade pode denunciar irregularidades por meio dos canais de atendimento:
- Guarda Municipal: 153
- Polícia Militar: 190
- Vigilância Sanitária: (65) 9 9226-7392 (atendimento via WhatsApp também)