Reformada, Casa dos Conselhos volta abrigar reuniões de entidades

Durante cerimônia de reinauguração, representantes do município destacaram importância do espaço

Fonte: CenárioMT

IMG 5151 scaled

Foi reinaugurada nesta sexta-feira (15) a Casa dos Conselhos de Lucas do Rio Verde. Durante a cerimônia, representantes do município destacaram a importância dos conselhos consultivos e deliberativos que voltarão a fazer uso do espaço.

Foram investidos R$ 179 mil para reforma e ampliação do prédio que abriga 28 conselhos municipais de diversos segmentos. Foram ampliados 42 m², com nova sala de reunião, adaptação da área externa, além da padronização dos móveis para garantir conforto e ergonomia aos funcionários e visitantes.

“O setor de políticas públicas é muito importante e a Casa dos Conselhos é um local onde as pessoas podem debater políticas. A sociedade organizada junto com o Poder Público numa forma aberta”, assinalou o secretário de Planejamento e Cidade, Weligton Souto.

A Casa dos Conselhos foi criada em 2015 e a partir de então ocupa o prédio que originariamente pertenceu ao Clube de Mães.

IMG 5172 scaled

O local onde hoje funciona a Casa dos Conselhos também abriga as atividades do Clube das Mães desde 1999. Representante da instituição, Marilaide Cardoso Garcia lembra que o clube atuava forte na assistência social nos primeiros anos de Lucas do Rio Verde. “Estou muito feliz por ser uma das pessoas que ajudou tudo isso aqui. Pra mim é uma alegria imensa estar aqui participando dessa entrega”, disse.

Emoção

Durante a visita aos espaços internos, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, falou sobre a luta de ex-presidentes do Conselho de Educação por melhorias. Dois deles foram citados pela secretária: Jose Luiz Paetzold e Joice Martinelli. A data de reinauguração coincide com um ano da morte da ex-servidora.

“A gente sonhava num espaço equipado. No passado a gente teve espaços equipados, mas a gente sempre busca mais. E hoje entrar na Casa dos Conselhos, juntar-se aos outros conselhos visualizando a estrutura que a gestão municipal fez e está nos recebendo é muito emocionante”, ressaltou Elaine, que já presidiu o Conselho da Educação.

A secretária disse que Joice participou com sugestões para as melhorias da Casa dos Conselhos. “É um dia de muita emoção, ver concretizado o sonho de várias pessoas, mas duas delas não estão aqui, a professora Joice e o professor José Luiz “, reforçou.

Representatividade

A Casa dos Conselhos foi concebida como espaço de informação e cidadania. Ela tem como objetivo aproximar o poder público da comunidade, ouvir os problemas e buscar as soluções de forma mais rápida.

“As decisões que forem tomadas aqui, são serviços sociais. As decisões pra serem tomadas têm que ser através de conselhos pra ninguém carregar o fardo sozinho”, observou o presidente da Câmara, Daltro Figur.

O prefeito Miguel Vaz observou que os conselhos são importantes, pois representam a comunidade. Ele disse que a Casa dos Conselhos pode ser chamada de casa do diálogo, do encontro de ideias que podem se tornar políticas públicas.

“Esse espaço foi reformado, aplicado recurso público, justamente para poder acolher as pessoas que dedicam sua vida ao bem da sociedade. É dar a esse espaço a devida importância e dar a devida importância aos conselhos do nosso município”, finalizou.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.