Reaproveitamento de Alimentos é tema de curso em Lucas do Rio Verde

Alunos aprenderam técnicas para evitar o desperdício e conhecer novas receitas

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

reaproveitamento de alimentos e tema de curso em lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Sindicato Rural e Senar-MT, realizou, entre os dias 06 e 10 de junho, o curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos. O local da capacitação foi a Pastoral da Criança, também parceira da iniciativa.

Totalmente gratuito, o curso teve como objetivo ensinar o reaproveitamento integral pelo processamento de diferentes alimentos, aplicando boas práticas de manipulação de alimentos, além de orientar sobre a redução de desperdícios dos alimentos produzidos, produtos ou partes, que eram jogados fora, sendo utilizados em receitas simples, nutritivas, saborosas e de baixo custo.

Terezinha de Farias Souza, 69 anos, não perde tempo e já fez três cursos pela Secretaria de Assistência Social. “Participei dos cursos de derivados da soja, derivados do milho e agora, o de aproveitamento dos alimentos. Gostei muito e pretendo fazer mais. Adquiri muito conhecimento, principalmente nesse último. Agora vou evitar o desperdício em casa, sabendo que até cascas de frutas viram ótimos doces, como o de casca de melancia, que fizemos aqui”, completa a aluna.

Emmanuel Ramos de Freitas, 40 anos, trabalha como operador de produção e fez o curso por curiosidade. “Conheci mais sobre as propriedades de alimentos que nós tínhamos desconhecimento ou receio mesmo de provar, fazer receitas. Fiquei muito surpreso ao ver as receitas prontas e o sabor do que preparamos. Saber que muita coisa a gente joga fora e é comida. Mudou o meu pensamento e criei mais conscientização alimentar”, revela.

Os produtos utilizados foram cascas, polpas, talos, folhas e sementes de frutas, verduras e legumes, sendo produzidos várias receitas de tortas, bolos, biscoitos, pudins, saladas, maionese, quibe, doces, farinhas nutritivas, granola, sucos, entre outros.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.