Foi sugerida nesta segunda-feira (07), durante sessão da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, a realização de um novo concurso para a Guarda Municipal. O objetivo seria ampliar o efetivo da instituição. A sugestão, em forma de indicação, foi do vereador Wlad Mesquita (PRTB).
Mesquita lembrou que o município ampliou o leque de atuação da instituição. Ele citou as ações em duas frentes: como instituição local de segurança urbana preventiva e comunitária e de combate e repressão ao crime.
O último concurso para a Guarda Municipal foi realizado em 2019 e há apenas mais um aprovado para ser nomeado.
Cão farejador
Na mesma sessão, o vereador indicou a implantação de um canil, cujo objetivo é treinar cães para auxiliar em ações diversas. Segundo Wlad, o animal pode ser utilizado para auxiliar na busca de pessoas desaparecidas e até mesmo para encontrar drogas em ações policiais.
Como exemplo, ele citou o caso do garoto Heitor, que esteve desaparecido no natal de 2020. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros utilizou um cão farejador em busca de pistas do garoto.
Câmeras de monitoramento
Outra indicação é relacionada à instalação de câmeras de monitoramento nas áreas rurais de Lucas do Rio Verde. Com esses dispositivos, as Polícias Civil e Militar passam a contar com mais elementos que trazem informações sobre eventuais delitos nas comunidades rurais.
“Sabemos que na grande maioria dos municípios existe esse trabalho que traz muitos resultados e têm como objetivo melhorar a segurança pública de Lucas do Rio Verde, fazendo com que os luverdenses se sintam ainda mais tranquilos em nosso município”, destacou o vereador.