Estudo do Folha de S. Paulo, publicado na última terça-feira (3), apontou que Lucas do Rio Verde é a cidade mais eficiente de Mato Grosso, entre os municípios acima de 50 mil habitantes. O resultado considera o desempenho nos setores de saúde, educação e saneamento básico.
O levantamento foi publicado por meio do Ranking de Eficiência dos Municípios (REM), que revelou ainda que Lucas do Rio Verde é o terceiro melhor da região Centro-oeste (para cidades acima de 50 mil habitantes).
A nota alcançada de 0,594 nas áreas avaliadas, considera aspectos como: crianças de 4 e 5 anos na escola, crianças de 0 a 3 anos na creche, domicílios cobertos por atenção básica, médicos por 1.000 habitantes, atendimento de água, cobertura de esgoto, coleta de lixo, receita e outros.
Outros resultados
Recentemente Lucas do Rio Verde foi destaque em outros levantamentos, como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O município teve a maior nota do estado, dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Nos anos finais (6º ao 9º), as duas melhores escolas de Mato Grosso, das redes municipais, também são da cidade luverdense. Os indicadores foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 14 de agosto.
Outro estudo divulgado foi o Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Política (CLP). Nele, o Acesso à Saúde em Lucas do Rio Verde alcançou a maior nota de Mato Grosso, segunda maior da região Centro-oeste e a 23ª do país. O resultado foi publicado no dia 19 de agosto.
Nesta semana, Lucas do Rio Verde conquistou o Selo Prata na 10ª edição do programa Connected Smart Cities. A iniciativa reconhece os municípios brasileiros que se destacam em seu desenvolvimento rumo à transformação digital e à inovação urbana. A apresentação dos resultados ocorreu na terça-feira (3), no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo.