Uma ação envolvendo Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal culminou na prisão de quatro pessoas transportando irregularmente defensivos agrícolas em Lucas do Rio Verde. Além dos produtos agrícolas, os policiais ainda apreenderam três camionetas, quatro armas de fogo e aproximadamente R$ 5 mil em dinheiro.
De acordo com o delegado Marcel o Maidame, as prisões e apreensões são resultado de investigação que vem há alguns dias. As primeiras informações eram sobre transporte irregular de defensivos agrícolas. “Esses defensivos que foram apreendidos não tem rotulagem, especificações, não há duvida que são produtos ilícitos, proibidos a entrada desses produtos aqui no Brasil”, pontuou.
Com as informações, os policiais acabaram fazendo o flagrante aos quatro suspeitos. Eles devem responder por contrabando, transporte irregular de defensivos e porte de arma de fogo.
Receptador
O delegado comentou que a ação contou com a detenção de quem transportava os produtos e também de um receptador, que deverá responder por este crime. “Essa carga está avaliada, segundo os investigadores e quem trabalhou na ação, em aproximadamente R$ 700 mil”, ressaltou.
As investigações acerca do caso devem prosseguir para apontar possíveis novos receptadores para esses produtos.
Os responsáveis pelo transporte seriam do Estado de São Paulo. A polícia apurou que os produtos vêm de Foz do Iguaçu-PR, são destinados a São Paulo que faz a distribuição da mercadoria contrabandeada. “É algo ainda preliminar que precisa ser confirmado”, explicou Maidame.
Ação integrada
O Policial Rodoviário Federal Mauri observou que a integração das forças de segurança consegue potencializar as ações de combate ao crime. Essas parcerias são necessárias em razão do efetivo da PRF, por exemplo, que não conseguiria atender as demandas da região. “Foram vários dias que os colegas estão empenhados nisso pra gente conseguir chegar no resultado de hoje, desta apreensão”, assinalou.
O comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronal Secchi, também valorizou a ação integrada. “Esse tipo de crime (contrabando) é um período em que os infratores tendem a cometer, mas as forças de segurança estão de olho”, ressaltou.
Patrulhamento rural
O oficial militar informou ainda que o patrulhamento rural será fortalecido em Lucas do Rio Verde. O propósito é inibir práticas delituosas de furtos e roubos em propriedades rurais ou outros crimes, como o registrado na manhã deste sábado (09).
Armas sem documento
Em relação às armas apreendidas, a polícia informou que elas não possuem documento. Tenente Pazim citou que uma das armas, uma pistola, recebeu um dispositivo que potencializa os disparos, dando o chamado efeito ‘rajada’, aumentando o número de disparos. “É algo que não é permitido no Brasil”, ressaltou o oficial.