Quarta dose da vacina contra o coronavírus está liberada para pessoas acima de 40 anos

Para tomar o reforço, a pessoa deve respeitar intervalo mínimo de quatro meses após a terceira dose

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

quarta dose da vacina contra o coronavirus esta liberada para pessoas acima de 40 anos
Ascom Prefeitura

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que está liberada a 4ª dose (segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 40 anos. Esse novo grupo já pode procurar as unidades de saúde para receber o imunizante.

Para tomar a 4ª dose, a pessoa deve respeitar intervalo mínimo de quatro meses após a 3ª dose. Essa é a quarta aplicação para aqueles que tomaram a Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca na 1ª dose. O esquema primário dessas vacinas é de duas injeções.

As mulheres de 40 anos acima, atualmente gestantes ou puérperas, que receberam anteriormente as vacinas Coronovac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, devem tomar a 4ª dose com Pfizer. Caso não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac.

Vacinados com Janssen

Pessoas de 18 a 39 anos (não gestantes ou puérperas), que tomaram a 1ª dose de Janssen (dose única) e receberam após dois meses o primeiro reforço com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, devem tomar mais uma dose após quatro meses também com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Pessoas de 40 anos acima (não gestantes ou puérperas) que tomaram a 1ª dose de Janssen (dose única) e receberam após dois meses o primeiro reforço com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, devem tomar uma segunda dose de reforço após quatro meses, com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen e novamente após quatro meses devem tomar um terceiro reforço, com qualquer um dos três imunizantes citados.

“De acordo com a Nota Técnica nº 177 (link ou anexar) que recebemos do Ministério da Saúde, todos os indivíduos entre 18 e 39 anos, que receberam como esquema primário a vacina Janssen (dose única), devem tomar uma dose de reforço, e as pessoas acima de 40 anos, que receberam Janssen, estão orientadas a tomar um terceiro reforço, para igualar o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais com imunizantes contra o coronavírus”, explicou supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.

Conforme dados apresentados no site da Prefeitura, o Município já vacinou mais de 137 mil pessoas contra o coronavírus. O número leva em conta a aplicação de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para pessoas com mais de cinco anos de idade.

Confira as orientações:

1ª, 2ª e 3ª dose – todos acima de 12 anos

4ª dose – imunossuprimidos, pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da saúde

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Locais: *Todos os PSFs

1ª e 2ª doses – 5 a 11 anos e crianças imunossuprimidas (Pfizer pediátrica)

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Local: SOMENTE no *PSF VII Primaveras e *PSF XIII Parque das Américas

1ª e 2ª doses – 6 a 11 anos (Coronavac pediátrica)

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Locais: SOMENTE no *PSF V Pioneiro e *PSF XIII Parque das Américas

*Exceto dias em que estiverem fechados para reunião de equipe.

Atenção aos prazos:

1ª DOSE

– Pessoas acima de 5 anos

2ª DOSE

AstraZeneca, Janssen e Pfizer – Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, dois meses

Coronavac – Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, 28 dias

3ª DOSE

– Pessoas acima de 12 anos que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses

4ª DOSE

– Pessoas acima de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos de idade, que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.