O público compareceu a abertura da Expodinos na noite desta quinta-feira (19). O evento ganhou mais dois dias em sua realização e prossegue agora até 28 de maio. O Vale dos Dinossauros foi montado na rotatória da Rosa Mística, em Lucas do Rio Verde.
A noite fria não impediu que as famílias se reunissem e contemplassem réplicas animatrônicas de 11 espécies diferentes de dinossauros, inclusive um que viveu em Mato Grosso. Não apenas as crianças, mas todos que prestigiaram a noite de abertura.
A Expodinos é uma iniciativa do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano. Segundo Poliana Araujo, coordenadora da exposição, a proposta é levar conhecimento e cultura a todo o Estado. Ela cita que a temática envolvendo dinossauros chama a atenção de crianças e adultos.
“Tem muita gente que não tem conhecimento, tem gente que duvida da existência de dinossauros. A gente veio trazer essa exposição, uma nova maneira de conhecer a arte dos dinossauros elevando a várias cidades”, destaca a coordenadora.
Pedidos do neto
Durante a abertura, o prefeito Miguel Vaz disse que um dos maiores incentivadores para a vinda da Expodinos está em sua casa. O neto Benício, filho de Guilherme Vaz, vinha pedindo insistentemente pela vinda dos dinossauros a Lucas do Rio Verde. “Foi o que mais me cobrava, todos os dias”, disse durante a cerimônia de abertura.
Vaz disse que a população está habituada a visitar exposições de máquinas, feira de negócios e de comércio. Eventos, como a Expodinos, vem inovar este conceito. “Mostra a história e também alegra a vida das crianças, porque além da curiosidade tem a história contada e escrita”, ressalta o prefeito.
Cada peça tem uma descrição histórica do animal, nome, período e local em que viveu assim como o hábito alimentar de cada um.
A Expodinos ficará em Lucas do Rio Verde até o dia 28 e funciona das 17h às 22h. Porém, na quarta e quinta-feira da próxima semana, a exposição será aberta das 7h às 9h, e, nestes mesmos dias, a Expodinos inicia às 16h estendendo-se até às 22h. Desta forma será possível atender visitação de escolas.
O “Vale dos Dinossauros” é uma criação do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano, que conta com o apoio do Governo, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e aporte financeiro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A Expodinos já percorreu diversos pontos do estado, como Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.