Os pacientes hipertensos e diabéticos atendidos pela unidade de saúde do Rio Verde voltaram a participar das atividades em grupo. Com baixa no número de casos da Covid-19, após dois anos, foi possível retomar as atividades coletivas que, além de cuidar da saúde, também promove o bem-estar por meio do convívio social.
Sob o olhar atento da equipe do PSF Rio Verde, eles se encontram todas as terças-feiras, em um momento preparado especialmente para fazer o acompanhamento da saúde.
No primeiro encontro, a equipe abordou assuntos sobre os riscos cardiovasculares para os hipertensos e diabéticos, além da importância de manter uma rotina semestral de controle com os exames.
Todos os pacientes passam pela avaliação da equipe que verificam a pressão arterial, o teste de glicemia e ainda a verificação antropométrica que faz a mensuração de peso, altura, índice de massa corpórea e aponta o peso ideal.
Em continuação ao incentivo e estimulo à pratica de alimentação saudável e com temperos naturais, a equipe do PSF construiu uma horta vertical junto com os pacientes, nela já foram plantadas as primeiras mudas de salsinha, cebolinha, couve, hortelã e coentro.
Os encontros tem sido proveitosos, é o que diz a enfermeira e coordenadora do PSF Rio Verde, Hérika Faganello. “Depois do primeiro encontro tivemos uma excelente adesão, foram mais de 80 pacientes. Desses, percebemos que a maioria não fazia exames há mais de 6 meses e os redividimos em grupos menores para conseguir dar maior atenção e esclarecer dúvidas bem pontuais. Começamos esse novo pequeno grupo com 16 participantes e os encontros serão semanalmente em setembro e daremos seguimento em outubro com os demais grupos”, pontua.