Para oferecer uma atividade diferente aos pacientes, o PSF XVI Bieger, no bairro Cidade Nova, retomou, nesta segunda-feira (26), as aulas de alongamento. A atividade é coordenada pela equipe de Saúde da Família da unidade, que orienta os moradores quanto à execução dos exercícios.
A enfermeira e coordenadora do PSF, Ilciele da Silva, explica que a proposta é de ampliar as atividades, com novos grupos formados por gestantes e hipertensos. A primeira aula de retomada contou com a presença de uma fisioterapeuta do município, para auxiliar os participantes.
“Os PSFs estão voltando com os grupos, como os de aleitamento, caminhada, entre outros que tiveram atividades suspensas por causa da pandemia. Aos poucos a gente vai conseguir voltar com a rotina normal, mas tomando todos os cuidados”, disse a enfermeira.
O idoso José Ribomar Rodrigues, de 71 anos, conta que frequenta o PSF diariamente para aferir a pressão e quando soube da atividade decidiu participar.
“Eu venho aqui quase todo dia. Eu me cuido, sou informado. Faço caminhada quase toda semana, quando não faço de manhã, faço à tarde. Aí eu soube do alongamento e vim fazer”, contou o aposentado.
A retomada do grupo de alongamento segue com todos os protocolos de segurança necessários para o enfrentamento da pandemia, como uso de máscara, álcool 70% e o distanciamento.
Para participar das atividades ofertadas pelos PSFs, como o grupo de alongamento, é preciso dar o nome da recepção do posto.