Projeto propõe criação do ‘Março Laranja’ para prevenir maus tratos a animais em Lucas do Rio Verde

Projeto começou a tramitar na Câmara de Vereadores e propõe ações para conscientizar a população sobre o tema

Fonte: CenárioMT

maus-tratos de animais

Começou a tramitar na Câmara de Vereadores projeto de lei que propõe a criação do ‘Março Laranja’ em Lucas do Rio Verde. O objetivo é desenvolver campanha de prevenção a crueldade contra os animais no município. Se aprovado, o ‘Março Laranja’ entrará no Calendário Oficial de Datas e Eventos do município.

O autor da proposta é o vereador Wlad Mesquita. Ele disse que a cor laranja foi escolhida pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA) para representar o Mês da Prevenção a Crueldade contra os Animais em todo o mundo. “Um mês para as pessoas refletirem sobre a situação degradante em que muitos animais são submetidos, muitas vezes, por toda a vida, sofrendo tortura, abuso, exploração e abandono”, justifica o vereador.

O dia 14 de março é considerado pelo Brasil como o ‘Dia Nacional dos animais’. Nesta data, em 2015, foi instituído o estatuto dos animais.

Mesquita destaca que as ações realizadas em prol dos animais beneficiam diretamente o cidadão. “Principalmente no tocante aos animais abandonados em situação de rua, pois evitam acidentes, incidentes e a propagação de doenças transmissíveis”, pontua.

Avanços

A causa animal tem sido uma das defesas do vereador. Wlad Mesquita lembra que este ano ocorreram importantes avanços. Entre eles a criação do CODEPA – Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal – e a aprovação da Lei que determina o custeio das despesas decorrentes de maus-tratos aos animais por aquele que o comete. Outra conquista é a implantação de uma unidade para castração de animais.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.