Uma noite memorável para os 43 alunos adultos que se formaram, em Lucas do Rio Verde, por meio do Projeto Mais MT Muxirum, nesta quinta-feira (11). O evento, realizado no Auditório dos Pioneiros, marcou o encerramento da quinta turma de alfabetização a ser certificada no município luverdense.
A iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, busca oferecer a oportunidade para que adultos que não tiveram acesso à educação na infância aprendam a ler e a escrever, promovendo maior autonomia e contribuindo para a erradicação do analfabetismo no país.
“É mais uma noite de festa para nós, da Secretaria de Educação. O Muxirum é um projeto muito importante, que vem ao encontro da alfabetização de jovens e adultos. E esse é um público que abraça as oportunidades: eles aproveitam cada momento, aprimoram sua leitura e escrita e passam a ter acesso ao mundo letrado, contribuindo também para o desenvolvimento de uma cidade de oportunidades”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Também participaram da cerimônia, a secretária adjunta de Assistência Social, Gisele Belotti, o coordenador local do Projeto, Manoel Neto, além das professoras e famílias dos formandos.
“É extremamente relevante e necessário testemunhar a existência desse projeto e viver uma noite como esta. Percebemos, na atitude dessas pessoas, que se trata de algo muito maior do que aprender letras ou palavras: é sobre buscar novas oportunidades, ampliar horizontes, conquistar mais autonomia e trilhar novos sonhos”, declarou o coordenador local do Projeto, Manoel Neto.
Para a professora Alexandra Silva, uma das alfabetizadoras do projeto, o sentimento é de gratidão por poder contribuir com a iniciativa. “Para mim, é muito gratificante ensinar essas pessoas. Já faço parte do projeto há três anos e, a cada ano, chegam até nós adultos que já estão no mercado de trabalho há muito tempo, que passam pelas estradas sem saber ler nada e que agora tiveram a oportunidade de aprender.”
A dona Terezinha Ribeiro, de 69 anos, é uma das formandas e demonstrou o desejo de continuar aprendendo. “Eu achei ótimo, foi muito bom. Queremos que ano que vem tenha de novo, porque nos distrai e nos faz bem. Estou aprendendo agora, porque quando eu era mais nova não pude. Aprendi a escrever meu nome, que não sabia direito, a fazer continhas e tantas outras coisas boas que aprendemos com a nossa professora querida. ”
Com os olhos cheios de emoção, Acindino Silva, de 56 anos, conta que decidiu participar do projeto para conquistar mais autonomia, especialmente no trabalho. “Eu trabalho com máquina, caminhão, e hoje em dia é tudo computadorizado. Então fica difícil para quem não sabe ler, e aí apareceu essa oportunidade. Eu pretendo continuar estudando, até quando tiver jeito, para não ficar dependendo tanto dos outros. Eu penso que estamos sempre ganhando quando estamos aprendendo.”
A noite terminou com aplausos, abraços e a certeza de que aprender é sempre possível. Para cada um dos formandos, o Mais MT Muxirum representou muito mais que alfabetização: significou recomeço, coragem e esperança.






















