Projeto é sancionado e Dia do Pioneiro Luverdense se torna lei em Lucas do Rio Verde

De acordo com a nova legislação, a data será celebrada anualmente em 19 de junho, em referência ao plebiscito pela emancipação política do município, realizado em 1988.

Fonte: Herbert de Souza / Ascom

Foto: Divulgação

O prefeito Miguel Vaz sancionou esta semana a Lei nº 3.820, que institui o Dia do Pioneiro Luverdense no calendário oficial do município. O projeto, aprovado pela Câmara Municipal, tem como objetivo homenagear os primeiros moradores que contribuíram para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde.

De acordo com a nova legislação, a data será celebrada anualmente em 19 de junho, em referência ao plebiscito pela emancipação política do município, realizado em 1988. Serão considerados pioneiros todos os cidadãos que residiam no município até essa data.

[Continua depois da Publicidade]

A lei também prevê que o poder público municipal promova eventos, palestras e exposições para valorizar a história e as personalidades que participaram da construção da cidade. As atividades devem destacar a contribuição de agricultores, comerciantes, trabalhadores e outros agentes do desenvolvimento local.

O projeto de lei foi proposto pelos vereadores Jackson Lopes, Airton Callai, Nadir Santana, Wlad Mesquita, Débora Carneiro, Gilson Fermino de Souza, Hélio Kaminski, Márcio Albieri e Nelson Tanoue Hasegawa Junior. A sanção pelo prefeito consolida a iniciativa, que já entrou em vigor.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .