Na Escola Municipal Cecília Meireles, de Lucas do Rio Verde, aprender inglês tem deixado de ser apenas uma disciplina para se tornar uma experiência de descoberta. Com o apoio da Secretaria de Educação, o projeto “Everyday English Course” oportuniza que os alunos aprendam o idioma de uma maneira diferente — lúdica, mais próxima do cotidiano e que amplia o conhecimento sobre a cultura e os costumes dos países de língua inglesa.
A proposta pedagógica surgiu do sonho da professora Jane Ravagnani de dar aos estudantes da escola municipal aquilo que ela mesma não teve na infância: a chance de aprender uma nova língua e ampliar seus horizontes.
“É um projeto muito importante, sobretudo porque permite que essas crianças tenham acesso ao universo da língua inglesa, algo que, muitas vezes, é restrito a famílias com maior poder aquisitivo. Hoje, sabemos que o inglês abre portas para o futuro delas. Quando surgiu a oportunidade de dar aulas em Lucas do Rio Verde, senti um apoio diferenciado do prefeito, da secretária de Educação e do gestor da escola, que viabilizaram a carga horária e os recursos necessários para que o projeto se tornasse realidade”, destacou a professora responsável pelo projeto, Jane Ravagnani.
Diferentemente das aulas regulares, voltadas principalmente para a gramática, as atividades do projeto buscam despertar o interesse genuíno pelo idioma e preparar os alunos para usá-lo em situações reais do dia a dia. Para isso, os estudantes participam de simulações de cenários que exploram como fazer um pedido em uma sorveteria, em um restaurante ou realizar compras no mercado, entre outras habilidades.
Além disso, com o propósito de ampliar o conhecimento cultural dos estudantes, são realizadas chamadas de vídeo com brasileiros que vivem em países de língua inglesa. Dessa forma, os alunos podem conhecer suas experiências, assim como o cotidiano, a cultura e os costumes desses países.
“A atividade que eu mais gostei foi o Supermarket, quando a gente montou um supermercado de brinquedo. Nela, aprendemos os nomes dos produtos de limpeza e das comidas em inglês. É muito importante aprender essas situações que podem acontecer em uma viagem. Eu, por exemplo, sonho em conhecer a Disney, e lá a gente precisa saber falar inglês”, contou a aluna Isabel Cruz.
O aluno Gustavo Castro, de 13 anos, contou que tem aprendido muito com o projeto e que o inglês pode ser essencial para o seu futuro no atletismo. “Eu pratico atletismo, então posso ter várias chances de viajar para fora do Brasil. Para mim, o inglês é maravilhoso, porque abre muitas oportunidades. E eu já aprendi bastante com o projeto.”
Para tornar o aprendizado ainda mais divertido, a professora sugere, ainda, vídeos, jogos on-line, brincadeiras e tarefas de casa. Cada tarefa concluída rende unidades de “Ceci Dólar”, que os alunos podem acumular ao longo do ano e trocar por brindes especiais no encerramento do ano letivo, como pequenas recompensas por toda a dedicação e empenho.
Iniciativas como esta, promovida pela Escola Municipal Cecília Meireles, vão além do ensino da língua inglesa: elas ampliam horizontes, democratizam oportunidades e fortalecem competências essenciais para a vida dos alunos. Ao proporcionar que as crianças e adolescentes luverdenses tenham acesso a experiências significativas de aprendizado, a gestão municipal e a Secretaria de Educação reafirmam seu compromisso de prepará-los para um futuro promissor, repleto de possibilidades e conquistas.





















