Projeto Conectar possibilita apoio psicológico gratuito aos servidores da Educação

Em 2022 houve aumento gradual no índice de procura pelos acolhimentos individualizados

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

projeto conectar possibilita apoio psicologico gratuito aos servidores da educacao
Ascom Prefeitura/ Patricia Pires

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com o intuito de acolher os profissionais da área da Secretaria de Educação, sabendo da fragilidade que impele durante as demandas escolares, por meio do Projeto Conectar, promove atendimento psicológico, realizando acompanhamento da saúde mental e a busca de soluções para os possíveis transtornos mentais aos servidores que assim desejarem.

Neste ano, houve aumento na procura pelos acolhimentos individualizados. Buscando focar na atenção psicológica dos indivíduos, foi oferecido um espaço de acolhimento e ressignificação, sem quantidade de agendamentos predeterminados, porém com datas e horários alinhados previamente.

Segundo a psicóloga da Secretaria de Educação, Ana Cláudia Shiga, o ato de realizar atendimentos aos profissionais e proporcionar apoio emocional faz a diferença, principalmente quando o estresse, a ansiedade e questões pessoais não resolvidas influenciam negativamente no ambiente de trabalho, tanto no que se diz respeito às próprias vivências dos servidores quanto ao relacionamento entre a equipe.

“Esse projeto veio para disponibilizar um canal de atendimento que pudesse amenizar esse sofrimento. Tem sido um privilegio atendê-los e gratificante poder contribuir com o melhoramento da qualidade de vida deles. É bem satisfatório perceber como eles demostram esse melhoramento, entre um atendimento e outro e quão eles são gratos. Sem dúvidas, o mais importante é poder ver também o desenvolvimento pessoal dessas pessoas”, avalia a profissional.

No programa, ao decorrer de 2022, foram atendidos de forma individualizada 80 servidores da educação, entre eles concursados, contratados, estagiários e prestadores de serviço terceirizados. Ao todo, 261 atendimentos, 17 ações em grupo com mais de 500 participantes ativos, além do encaminhamento de sete servidores para outros serviços de atenção psicossocial.

Os servidores interessados devem procurar a equipe gestora da escola para que seja realizado o contato direto com a psicóloga e haja os alinhamentos de data, horário e sala disponível para o atendimento.

Projeto Conectar

O Projeto Conectar surgiu há quase dois anos, após análise do Espaço Vidas (Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores), observando que grande parte dos atendimentos que chegam até o espaço, eram da educação.

Diante disso, são feitas visitas às escolas, rodas de conversa em grupos, encontros regulares e encaminhamento para acolhimento individualizado, quando necessário.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.