O Programa Saúde da Escola (PSE), em parceria com equipe do PSF Rio Verde, realizou, na Escola Municipal Érico Veríssimo, nesta quarta-feira (14), uma atividade teatral voltada para crianças, sobre formas de contágio da dengue, prevenção, sinais, sintomas e medidas de prevenção.
Na ação foi utilizada a ludicidade, uma vez que o público-alvo nessa atividade, são crianças. “É uma parceria com o PSF Rio Verde e a comunidade escolar para tratarmos de assuntos sobre o controle da dengue. Quando o aluno aprende na escola, ele leva para dentro de casa e o recado chega até os pais”, relata a coordenadora da Vigilância Ambiental, Miriam Helena de Campos.
A atividade foi realizada junto com a Vigilância Ambiental e equipe de endemias, para auxiliar no manuseio das estratégias.
Vania Maria de Oliveira Barros, gestora escolar, lembra que as equipes das secretarias de Saúde e de Educação de Lucas do Rio Verde trabalham juntas no planejamento e organização. “É importante trabalhar juntos, os alunos aprendem e praticam em casa, falar sobre dengue é importantíssimo pois percebemos que algumas pessoas se esqueceram que a dengue também é preocupante. Na minha época nós não tínhamos isso na escola e hoje é um privilégio proporcionar conhecimento às crianças”, pontua.
Além de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (Dengue) através do teatro, o Programa Saúde na Escola aproveitou para desenvolver a promoção de avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor com a dentista do PSF Rio Verde, Bianca Menozzi Denig. “Nós começamos o programa com um planejamento, conversamos com a escola e então executamos a avaliação dos alunos, ensinamos a escovação correta, a passar o fio dental e, se necessário, recomendamos atendimento no consultório”, explica.
O Programa Saúde na Escola é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos. No município, 12 escolas públicas recebem o incentivo por meio de ações lúdicas, com vídeos interativos, música, para chamar atenção deste público para os cuidados com a higiene pessoal e bucal.