A educação oportuniza realização de sonhos. Na noite desta segunda-feira (27), oito alunos que estão participando do Programa Mais MT Muxirum, que alfabetiza jovens e adultos, receberam a visita do prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, primeira-dama Janice Ribeiro e da secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, na abertura da aula.
O objetivo do programa do Governo de Mato Grosso é aumentar o índice educacional entre jovens e adultos em cinco anos. O público-alvo são pessoas com mais de 15 anos.
“Esta parceria com o Estado é uma ótima oportunidade e a gente espera que mais pessoas possam ter a mesma determinação destes alunos que estão aqui presentes. Meu pai não sabia ler e eu o ensinava quando criança. Eu percebia o interesse que ele tinha, que ele queria aprender e não teve a oportunidade de aprender. Eu desejo que façam um bom proveito deste aprendizado que é único e não tem hora para começar. Assim como não tem hora pra ser feliz, né? Aprender é sempre uma boa oportunidade”, incentiva o prefeito Miguel Vaz.
As aulas estão sendo realizadas na Primeira Igreja Batista, no Jardim das Palmeiras, e as matrículas ainda estão abertas até a próxima quinta-feira, dia 30 de setembro.
“O objetivo do MT Mais Muxirum é oportunizar as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar quando criança. Esta parceria entre governo estadual, município e, também no caso aqui de Lucas do Rio Verde, com a Igreja Batista, que está cedendo o espaço, faz com que tenhamos um espaço confortável, favorecendo melhor ainda o processo de aprendizagem. É um projeto que faz diferença porque muitos deles estão retornando aos bancos escolares e para outros é a primeira vez. Vai marcar a vida dessas pessoas”, enfatiza a secretária Elaine.
Arlanete Mendes da Silva, 49 anos e doméstica, é uma das alunas do projeto e vê a iniciativa como um novo mundo se abrindo na vida dela. “Quando eu era criança, morava na roça e o trabalho era pesado, sem tempo para os estudos. Meus pais também eram analfabetos e achavam que os filhos não precisavam estudar, apenas a dedicação do trabalho braçal. A gente que não sabe ler, passa muita vergonha. Mas agora tenho oportunidade de aprender e perto de casa ainda. Estou ansiosa e graças a Deus eu vou conseguir saber ler e escrever”, conta emocionada.
Programa Mais MT Muxirum
Palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.
A matrícula é gratuita e deve ser feita no Centro de Formação, de terça a quinta-feira, das 8h às 10h, nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Mais informações pelo telefone (65) 99233-1890 (Laura).