A família, para a Política Nacional de Assistência Social, é o grupo de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade. E para tornar cada vez mais afetivos esses laços, o Programa Criança Feliz de Lucas do Rio Verde organizou atividades alusivas ao mês das mães, para os familiares assistidos.
O Programa Criança Feliz tem também o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Gisele Belloti, coordenadora do programa em Lucas do Rio Verde, explica que as atividades in loco puderam retornar, pois estavam remotas devido à pandemia. “Já que nossos trabalhos puderam voltar a ser nas residências familiares, resolvemos fazer uma homenagem ao Dia das Mães e depois estimulamos algumas brincadeiras para que elas possam desenvolver com as crianças. Foi um momento de interação e fortalecimento de vínculos”, completa Gisele.
Uma das políticas do programa é apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento, colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, entre outros.
O retorno dos trabalhos do Criança Feliz em Lucas do Rio Verde é em forma de muitos agradecimentos, como o da Lucimaria, uma das assistidas das 200 famílias do programa no município. “As visitadoras são muito educadas, atenciosas e extrovertidas.O Programa Criança Feliz é muito bom para as crianças pela atenção que elas dão. As atividades do Dia das Mães foram animadas, com muitas brincadeiras, comidas e amor. Eu cederei a minha casa para elas quantas vezes elas puderem vir. Obrigada mesmo pelo trabalho realizado”, agradece Lucimaria.
As visitas da equipe, com a presença da secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, aconteceram nos bairros do Tessele Júnior, Vida Nova II, Rio Verde e Alvorada.