Programa Criança Feliz de Lucas do Rio Verde apresenta trabalhos em seminário nacional

Secretaria de Assistência Social enfatizou as ações adaptadas durante a pandemia

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

programa crianca feliz de lucas do rio verde apresenta trabalhos em seminario nacional
Ascom Prefeitura/Maíra Matos

O município de Lucas do Rio Verde ganhou visibilidade no mês de agosto durante apresentação dos trabalhos realizados pelo Programa Criança Feliz, uma das ações de competência da Secretaria de Assistência Social, em tema de live “Relatos de Experiências no Estado de Mato Grosso: A Promoção da Intersetorialidade no Programa Criança Feliz nos Municípios de Cuiabá e Lucas do Rio Verde”,  etapas estadual e nacional.

O tema de 2021 faz parte da programação alusiva ao Agosto Verde: Mês da Primeira Infância “O Brasil do Futuro Começa Agora”. Lucas do Rio Verde apresentou os trabalhos da etapa nacional no dia 18 de agosto.

A apresentação foi remota, pela plataforma digital da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania e contou com a participação da secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, a supervisora do Programa Criança Feliz, Gisele Belloti de Rezende, e as visitadoras Crislaine Castro Cardoso, Elaine Aparecida de Andrade Oliveira, Dina de Oliveira Silva e Cristina Luiza Barbosa.

“Momento pertinente para mostrar que o nosso trabalho não para, mesmo com as dificuldades neste período de pandemia. Nossas famílias não poderiam sair prejudicadas e a equipe se reinventou para não faltar apoio ao desenvolvimento das crianças”, explica orgulhosa a secretária Janice.

O Programa Criança Feliz de Lucas do Rio Verde apontou durante apresentação que atualmente atende 204 famílias no município, sendo 3 gestantes, 197 crianças de 0 a 3 anos e 7 crianças de 0 a 6 anos.

“Criamos metodologias e estratégias de trabalho em tempos de pandemia para que continuássemos atingindo diretamente nosso público, considerando cada fase de desenvolvimento dessas crianças. O primeiro concurso junino on-line do Criança Feliz, por exemplo. Selecionamos famílias para participarem nas modalidades de prato típico e o envolvimento das crianças com as famílias. Fizemos uma ação em parceria com a centro universitário Unilasalle, atingindo o público de gestantes sendo ofertado uma palestra e o projeto sacola feliz, levando até as famílias uma sacola com alguns objetos pra família interagir com a criança, além da parceria com a Empaer para o fornecimento de frutas e legumes na pandemia. A parceria também com o Senar, ofertando uma palestra teatral e com a Secretaria de Cultura, com doações de livros”, enfatiza a supervisora do programa, Gisele Belloti.

Programa Criança Feliz
Programa Federal instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, que visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
Implementa políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.