Um grupo de profissionais que atuam em enfermagem em Lucas do Rio Verde participou de ato da categoria nesta quarta-feira (02). Vestidos de camisetas pretas, eles reforçaram a luta da categoria pela aprovação de projeto de lei que define jornada de trabalho e piso salarial nacional.
Os profissionais lembram a luta por melhorias para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem que já dura cerca de 20 anos. A jornada de trabalho de 30 horas semanais e o piso salarial estão inseridos no projeto 2564/2020.
“Nós buscamos um piso salarial digno e uma jornada de trabalho digna”, ressaltou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Lucas do Rio Verde (Sinserpm), Karime Souto.
A presidente lembrou que a categoria é uma das mais envolvidas e sobrecarregadas no enfrentamento ao novo coronavírus. E este foi um dos motivos para o não comparecimento em massa ao ato público ocorrido no final da tarde de ontem.
“São profissionais extremamente responsáveis, não tem como deixar a população neste momento, tanto em hospitais, quanto nas unidades de saúde”, ressaltou.
Jornada de trabalho
A carga horária pleiteada pela categoria não é a ideal, principalmente pelo momento vivido. “É o mínimo que a legislação brasileira determina hoje. A gente sabe que ainda é pesado”, avalia.
Karime Souto observa que os serviços de saúde foram reforçados ao longo da pandemia e que reflete, por exemplo, na dificuldade em contratar profissionais pelos municípios. “Acreditamos que a jornada de 30 horas vai ajudar bastante”, conclui.