A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Escola de Saúde Pública, em parceria com o Escritório Regional de Saúde de Sinop e a Comissão Intergestora de Ensino e Serviço (CIES), realizou, nesta sexta-feira (12), no auditório do Paço Municipal, um curso voltado ao tema: “Inserção de DIU com cobre na Rede de Atenção Básica”.
A ação levou informações referentes ao contexto histórico do DIU (Dispositivo Intrauterino), a regulamentação da inserção com cobre, a importância do método contraceptivo, as características e vantagens, o mecanismo de ação e a efetividade, as contraindicações da inserção, entre outras.
“Levando em conta os benefícios que o DIU tem, com mais de 99% de eficácia e até 10 anos de duração, abordamos o uso deste dispositivo na Atenção Primária à Saúde e nas maternidades que atendem via SUS, conforme portaria do Ministério da Saúde”, explica a supervisora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade no município de Lucas do Rio Verde e facilitadora do evento, Rozenilda Mendes, durante ministração das aulas.
O curso foi oferecido para enfermeiros e médicos dos 14 municípios que fazem parte da região do Teles Pires (Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratan, Santa Carmen, Santa Rita, Sinop, Sorriso, Tapurá, União do Sul e Vera) com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar.
“Lucas do Rio Verde colocou-se à disposição para apoiar esse curso. Nós agradecemos a Administração Municipal pelo acolhimento e confiança”, declara a técnica da Saúde da Mulher do Escritório Regional de Saúde de Sinop, Kátia da Silva Rocha.
Dois profissionais de cada município participaram da capacitação teórica e prática. “A inserção do DIU faz parte da política de planejamento familiar. Estamos trabalhando no fortalecimento da Atenção Básica e essa é uma das ferramentas para ampliar o acesso e os serviços ofertados nas unidades de atenção primária”, explica a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, a médica Fernanda Heldt Ventura.