Profissionais da educação da rede municipal de Lucas do Rio Verde decidiram entrar em Estado de Greve, além de deliberar pela paralisação no próximo dia 4 de março, segunda-feira. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada na terça-feira, 27, na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep).
As definições para o dia da paralisação incluem uma série de atividades, começando às 8h com a participação de todos os profissionais na sessão da Câmara Municipal. Em seguida, às 9h30min, está agendada uma caminhada até a Prefeitura Municipal em protesto por mais valorização dos profissionais da educação, abrangendo desde professores até zeladores. Por fim, às 16h, está marcada uma reunião no Sindicato para a deliberação e definição das próximas ações.
A convocação, feita pela presidente do sindicato, Marcia Bottin Barbosa, destaca a importância da união de todos os profissionais da educação, ressaltando que apenas juntos poderão alcançar seus objetivos. Também é enfatizado o apoio aos profissionais em Estágio Probatório ou Contratados, assegurando-lhes o direito à paralisação conforme garantido pela Constituição Federal. Em caso de assédio moral, os profissionais são incentivados a comunicar ao sindicato para que sejam tomadas as medidas necessárias.
Além disso, a participação dos aposentados também é destacada como fundamental, pois as conquistas obtidas beneficiarão toda a categoria.