Professores de Lucas do Rio Verde reivindicam aumento na RGA e pressionam Prefeitura

Fonte: CENÁRIOMT

Professores de Lucas do Rio Verde reivindicam aumento na RGA e pressionam Prefeitura
Professores de Lucas do Rio Verde reivindicam aumento na RGA e pressionam Prefeitura

Professores da rede pública municipal de Lucas do Rio Verde-MT realizaram uma mobilização nesta segunda-feira (04) buscando pressionar a Prefeitura por um aumento na proposta de reajuste do Reajuste Geral Anual (RGA). A categoria reivindica um índice de 9%, enquanto o Executivo propôs 4,62%, posteriormente elevado para 5% pela Câmara Municipal.

Centenas de profissionais de Educação da Rede Pública Municipal participaram da Sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (04). A categoria busca elevar o índice de reposição do Reajuste Geral Anual.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep), Márcia Bottin, o Executivo Municipal apresentou proposta de reposição de 4,62%. Depois que o projeto passou a ser discutido na Câmara Municipal, o índice foi elevado para 5%. Contudo, a intenção da categoria é conseguir um índice maior da RGA.

“A categoria não acata esse índice. Temos estudos que demonstram que ir bem além desse índice pra educação, que tem recurso próprio”, destacou, reclamando ainda que as negociações foram unilaterais. diferenciada de qualquer outra categoria. “(O Executivo) tem mandado diretamente pra Câmara sem ter continuado as negociações, porque a categoria ficou enfurecida também”.

Com base em estudos, o índice poderia chegar a 9%. “Porque isso já está inclusive, pelo que percebemos, no orçamento, na LDO do ano passado”, acrescentou a presidente, ressaltando que o percentual não deve impactar na Lei de Responsabilidade Fiscal, que limitada o índice de pagamento de pessoal.

Depois de acompanhar a sessão da Câmara  o grupo de professores segue para a Prefeitura. A intenção é conseguir ser atendido pela gestão municipal.

À tarde, a partir de 16 horas, a categoria se reúne em Assembleia na sede do Sintep para debater a manutenção do estado de greve, deflagrado semana passada.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.