Um professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Lucas do Rio Verde – recebeu semana passada na Universidade de Brasília (UNB), o prêmio da CAPES de Menção Honrosa. O prêmio é um reconhecimento à tese de Doutorado apresentada no programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (PPGTH) da Universidade do Vale do Itajaí do Paraná (Univali) defendida pelo docente.
A tese do professor Bruno de Oliveira da Silva intitulada (Re)significações de Visualidades em Fotografia Artística: Um A/r/tógrafo Viajante nas Missões Jesuíticas Guaranis foi escolhida entre mais de 1632 pesquisas apresentadas em 2024. Os trabalhos são apoiados pela CAPES que tem o prêmio como incentivo a projeto de pesquisas inovadoras.
A pesquisa, orientada pelo professor e coordenador do PPGTH, Luciano Tricário e coorientada pela professora Yára Christina Pereira, explorou e catalogou, por meio de expedições fotográficas, 12 sítios históricos das Missões Jesuíticas Guaranis localizados no território transfronteiriço do Brasil, Argentina e Paraguai.
O estudo resultou na realização de oficinas educativas em uma escola pública no Rio Grande do Sul que buscaram sensibilizar estudantes e professores para a valorização do patrimônio histórico e do turismo patrimonial, combinando arte, história, cultura e educação. Foi criado também um Diário Audiovisual de Tese com fotos e vídeos das ações realizadas nos sítios arqueológicos.