O Programa Educacional de Resistência a Drogas e Violência (Proerd) formou ontem à noite as primeiras turmas depois que o programa foi retomado em Lucas do Rio Verde. A cerimônia na Escola Municipal Cora Coralina, bairro Jaime Seiti Fujii, reuniu estudantes, familiares e autoridades ligadas à segurança pública e poder público.
O Proerd ficou inativo por alguns anos, pois faltava instrutor para atuar no programa. Atualmente o soldado Rafael Vinicius é o responsável pela aplicação do conteúdo. São quatro aulas de uma hora cada, onde são trabalhadas questões como leis, regras, bullying, conflitos, como respeitar pai, mãe e professores em salas de aula. Além disso, o policial militar ainda aborda questões envolvendo violência e drogas e os efeitos que causam à saúde e a vida social dos indivíduos.
“Pra nós, da Polícia Militar, é gratificante ver seis turmas, mais de 150 estudantes formando com a instrução do Proerd”, comemorou Rafael. “É um trabalho preventivo que é feito dentro das escolas. Nós influenciamos nossas crianças a andar no caminho correto, longe das drogas, das bebidas, do cigarro. Nós temos que fazer essa influência junto a elas. Porque se nós não passarmos uma influência boa, tem pessoas ruins que vão passar influência ruim, levando as crianças pra outros caminhos”.
Uma das formandas, Ludmila Isabela Milan, disse que o aprendizado foi muito importante. “A gente aprendeu que tem que sempre ir pro lado certo, não pro lado errado. A gente tem que obedecer os mais velhos, pessoas que sempre estão conosco, professores, nossos pais, sempre”, disse.
Ação preventiva
A importância do programa foi destacada pelo comandante do 14º CR da Polícia Militar. Coronel Fernando veio de Nova Mutum e participou da cerimônia. Ele citou ainda o apoio dado pelo município, que aderiu ao programa. O oficial citou que o objetivo é atuar na base, junto a crianças e jovens, para que desde cedo tenham consciência do que é se preparar e combater a violência e drogas. “São alicerces que servirão para a vida toda. Esse programa é realizado em todo o Estado e com o intuito de estarmos mais próximos da sociedade, interagir e fortalecer a criançada no combate a drogas e violência”, pontuou.
Comandante do 13º BPM, Tenente Coronal Paulo Secchi, agradeceu ao CR pela cessão do soldado Rafael, que tem a habilitação para atuar na instrução do Proerd. Secchi lembrou que na próxima semana acontecerá a formatura de alunos da Escola Cecilia Meireles. A ideia é expandir o programa em Lucas do Rio Verde. “Vamos tentar atender o máximo de crianças para que elas nem experimentem esse mundo das drogas. Infelizmente nós vemos muitos jovens perdendo suas vidas, famílias no sofrimento com o filho envolvido em drogas, às vezes furtando, roubando, vendendo coisas dentro de casa pra manter o vício”, lamentou.
Apoio do município
O prefeito em exercício participou da cerimônia. Márcio Pandolfi exaltou a aplicação do programa aos alunos das escolas de Lucas do Rio Verde e os benefícios que trarão no futuro dos jovens. “A gente vê a importância de educar essas crianças, mostrar pra eles o perigo, o risco que eles correm ao se aproximar de drogas e violência. São dois caminhos que temos que afastar de nossas crianças”, enfatizou.
Falando em nome da Câmara Municipal, Daltro Figur lembrou que a educação vai fazer a diferença na vida das crianças. “O mundo oferece muitas oportunidades e esse esclarecimento que a Polícia traz, os policiais vêm fardados e cria esse bom relacionamento com a Polícia”, destacou.
“Sempre é muito importante trabalhar com as crianças nessa temática da prevenção as drogas. As nossas crianças estão suscetíveis a isso e nós, enquanto unidade escolar, poder público, temos que fortalecê-las, para que não entrem nesse mundo que a gente sabe que é complicado, que vem consequências, tanto para a família, quanto a formação humana e pedagógica dos alunos”, declarou a secretária de Educação, Elaine Beneti Lovatel.