Cerca de 150 estudantes do 4º ano da Escola Cora Coralina, em Lucas do Rio Verde, participaram da cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência a Drogas e Violência). Na quinta-feira (01) a formatura atendeu outros 150 alunos da Escola Cecília Meireles. Ao todo, o Proerd atendeu cerca de 1 mil alunos em Lucas do Rio Verde e Tapurah.
O programa é visto como importante ferramenta para orientar crianças e adolescentes sobre o risco que drogas lícitas e ilícitas trazem ao ser humano. Além disso, são responsáveis diretas por casos de violência na sociedade.
“O impacto de um programa como o Proerd é fundamental para a educação e para a sociedade em virtude do que a criança aprende em sala de aula”, avaliou o assessor pedagógico, Valdir Moreira. “Pra nós é importante que o ano que vem continuamos com esse programa e atingiremos um número maior ainda de crianças”.
Moreira citou que estudos revelam que o número de crianças que vêm tendo contato com drogas lícitas e ilícitas aumentou muito ao longo da ultima década. “A gente que está presente, mas que possa diminuir esse impacto na sociedade, a violência no espaço escolar. Incentivar e apoiar esse programa é fundamental e a Secretaria de Educação e a Prefeitura são parceiras nesse sentido”, ressalta.
Proerd
O programa desenvolvido pela Polícia Militar foi retomado este ano em Lucas do Rio Verde após a chegada do soldado Rafael Vinícius. Ele é o responsável pela aplicação do conteúdo didático que trabalha a abordagem de temas complexos de forma que os alunos de 3º, 4º e 5º anos possam compreender e colocar em prática no dia a dia.
O militar observa que nas escolas Cecília Meireles e Cora Coralina foram cerca de 600 alunos que receberam o conteúdo e estão aptas a aplicar o conteúdo ao longo de suas vidas. “Costumo falar que eles viraram multiplicadores do anti-drogas. Eles sempre vão multiplicar o que aprenderam aqui, tanto em casa, quanto com os colegas. E não é nesse momento de tranquilidade que eles vão saber lidar, mas sim quando estiverem numa situação de perigo, quando estiverem maiores, na faixa de 12 a 15 anos”, reforçou.
Presente à cerimônia, o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Secchi, enalteceu o empenho do coordenador do Proerd e a parceria com o poder público municipal. O oficial ressaltou que o programa tem um papel importante na prevenção de um problema que afeta toda a comunidade: a criminalidade. “É um grave problema entre adolescentes, jovens no mundo do crime, tanto com furto, roubo e infelizmente no último caso que é homicídio”, observou.
O respaldo da sociedade é um fator importante para a continuidade do programa em Lucas do Rio Verde e Tapurah. “O que mais nos enche de orgulho como policial militar, como instituição e creio também que é através da Secretaria de Educação, é quando pais nos encontram e agradecem pelo Proerd pelos ensinamentos que o filho teve”, pontuou.
“E pela energia contagiante dessas crianças durante o curso e durante a formatura, nós percebemos realmente que a mensagem chegou no coração dessas crianças”, finalizou Secchi.