O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Lucas do Rio Verde presta atendimento gratuito e pessoal a todo consumidor que encontre problemas ou dúvidas, como compra de produtos, contratação de serviços, serviços oferecidos por instituições financeiras, por operadoras de plano de saúde e administradoras de benefícios, entre outros.
Ao todo, foram realizados 3.487 atendimentos entre janeiro a dezembro deste ano, que incluiu registros de reclamações diretas contra empresas, carta de informações preliminares (CIP), retorno de CIP, abertura de processos administrativos com realização de audiências conciliatórias, orientações e atendimento registrado pelo site www.consumidor.gov.br .
“Pela análise do número de atendimentos e porcentagem dos casos resolvidos, tivemos um ano com índice satisfatório. É perceptível o aumento na procura de atendimentos e isso mostra que a população luverdense está buscando o Procon e tem encontrado a solução para os problemas”, avaliou a coordenadora do Procon, Eliane Zamberlan.
De acordo com o levantamento, as principais reclamações registradas no ano de 2022 são relacionadas a assuntos financeiros, incluindo cobranças indevidas e problemas envolvendo cartões de crédito. Em seguida, estão as reclamações contra telefonia móvel e fixa. O terceiro maior volume de reclamações é sobre empresa responsável pelo fornecimento de energia.
Em relação a fiscalização, o órgão realizou dezenas de visitas orientativas no município em estabelecimentos comerciais, garantindo o bom desenvolvimento e a entrega do empreendedor até o recebimento e direitos do consumidor.
O Procon de Lucas do Rio Verde disponibiliza atendimento pelos telefones (65) 3548-2522 e (65) 99225-4188 ou diretamente na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, nº 766, próximo à Avenida Goiás, no Centro. Atendimento de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h e sexta-feira das 7h às 13h.