Processo de implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde está avançando, diz prefeito Miguel Vaz

Gestor luverdense se reuniu com a reitoria da instituição de ensino. Em pauta, definição do cronograma para proposta a ser encaminhada para MEC

Fonte: CenárioMT com informações Ascom/UFMT

comissao UFMT LRV
Reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva e prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro com a equipe responsável por projeto. (Foto: Luiz Carlos Sayão/UFMT)

Uma reunião entre a reitoria da UFMT e representantes de Lucas do Rio Verde serviu para dar sequencia ao processo de implantação da instituição no município. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (16) em Cuiabá.

De acordo com o prefeito Miguel Vaz, o encontro foi positivo. “Hoje demos mais um passo importante dentro do processo de implantação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde. Estamos avançando”, declarou o gestor.

Durante a reunião, o reitor da UFMT, professor Dr. Evandro Soares, apresentou a Comissão da UFMT, instituída para nos orientar na criação do campus. Conforme Vaz, ainda está semana, será estabelecida uma agenda de trabalho entre UFMT e Município. O objetivo é organizar toda a documentação, elaboração de projetos e todos os procedimentos necessários a instalação do campus.

UFMT e Lucas do Rio Verde: projeto comum

275610988 5193909480661316 3282073691681815459 n 1

Por meio de sua assessoria, o reitor da UFMT avaliou o encontro como muito produtivo. Segundo ele, há uma construção de projeto em comum. “A partir daqui já saiu projeto, alinhamentos de tarefas de trabalho e principalmente um cronograma de atividades com responsável por cada atividade. Agora esse projeto está de vento em popa e tão logo teremos bons resultados destas ações e destas tarefas”, disse.

O próximo passo é a apresentação de proposta para o MEC com a lista de cursos para aprovação do ministério.

O prefeito cita que Lucas do Rio Verde tem caráter agroindustrial. Por isso, esta vocação demanda por universidades. “Temos um trabalho bem consistente que direciona as demandas para a nossa região. Estamos pensando não só no município de Lucas do Rio Verde, mas o entorno porque a universidade federal não é só para o município”, ressalta.

Miguel destaca agora o trabalho avança para a consolidação do projeto. “Foi uma reunião produtiva onde criamos condições para a partir de agora criar uma agenda de trabalho e um cronograma de execução para dar os passos necessários e legais para a criação do câmpus”, pontua o prefeito.

Parceria

Sobre a parceria com o município, o reitor destacou que a cidade de Lucas do Rio Verde é diferenciada pelo seu caráter de referência das escolas públicas. “Há um cuidado com a infraestrutura, o bem estar, laboratórios de informática, área de vivência, parte esportiva. É uma cidade com um apreço visível pela educação pública”, afirma o professor.

A prefeitura da cidade realizou pesquisas envolvendo o desejo dos estudantes e a demanda dos setores públicos e privados por uma unidade no município, bem como elaborou projeto para a construção da unidade física da UFMT.

“Essa parceria ajuda principalmente na elaboração do projeto no ponto de vista arquitetônico e urbanístico, principalmente na habilidade de realizar a obra com bastante celeridade”, ressalta o professor Evandro Soares da Silva. A partir da reunião desta quarta-feira a comissão para assessorar a proposta do projeto técnico já tem encontros agendados para discutir ajustes do projeto à legislação vigente e também a outras demandas de órgãos públicos.

Ensino à distância

Em uma reunião à parte, representantes da UFMT e do município também discutiram a implementação de ações de educação à distância envolvendo a Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG). “Temos um projeto de parceria de formação de professores nas áreas de geografia e história. Um projeto que será viabilizado via extensão pela SETEC, juntamente com a PROEG, além de outros cursos na área de graduação em Química, Matemática e Geografia na forma EAD no polo de Lucas do Rio Verde”, conta o pró-reitor de Ensino de Graduação, Adelmo Carvalho da Silva.

Um dos cursos envolvidos na parceria é o Bacharelado em Ciência de Tecnologia, atualmente desenvolvido pela Faculdade de Engenharia (FAENG). “O curso de Bacharelado em Ciência de Tecnologia é um bacharelado interdisciplinar, uma proposta inovadora, um projeto piloto. É o primeiro EAD institucional em uma universidade federal que será executado pela Faculdade de Engenharia, do Câmpus de Várzea Grande”, explica o diretor da FAENG, professor Diogo Henrique Duarte Bezerra. A formação é generalista com um profissional que pode atender diferentes setores da sociedade.

A secretária de educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Benetti Lovatel, comemora a parceria, tanto pelo novo polo, quanto pelo trabalho continuado de formação de professores. “A conversa foi pautada no fortalecimento das parcerias para cursos em EAD, tanto via UAB quanto montando um polo de atendimento e formação continuada para os nossos professores que estão em exercício nas unidades escolares”, destaca.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.