Tiveram início ontem (13) os cursos ofertados em Lucas do Rio Verde dentro do programa Qualifica Lucas. A iniciativa, desenvolvida em parceria pelo Poder Público e Senai, busca qualificar pelo menos mil pessoas até 2024.
Os cursos são gratuitos e abrangem conteúdo em 11 áreas de conhecimento. O planejamento é ofertar a cada semestre, 250 vagas. Ontem, foram iniciados seis cursos, atendendo 180 luverdenses. Os cursos iniciados nesta segunda-feira (13) buscam formar mestres de obras, eletricista industrial, cozinheiro industrial, soldador eletrodo revestido, almoxarife.
“É o maior programa de qualificação profissional do município de Lucas do Rio Verde. As vagas ofertadas foram preenchidas em dois dias e meio. A gente verifica a vontade das pessoas em se qualificar. É importante, não só o município estar disposto a empenhar recursos públicos na qualificação, mas também é importante essa resposta da população em contrapartida a isso”, ressalta o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Danilo Messias.
Parceria
Presente à cerimônia que marcou a aula inaugural, o vice-presidente da Câmara, Daltro Figur, destacou a parceria para que o programa se tornasse realidade. Ao lado do vereador Gilson Fermino, Figur citou que o Poder Legislativo compreendeu a importância do programa e atuou na aprovação dos recursos.
“É importante Legislativo e Executivo caminharem junto com as empresas que querem investir no município. Eu diria que o curso técnico hoje é mais importante que uma formação graduada, porque a pessoa se forma e já está no mercado de trabalho”, destacou.
O Senai cumpre o papel de trazer o conhecimento aos alunos. “O Qualifica Lucas vai ofertar 50 turmas de qualificação profissional, lembrando que a qualificação profissional é uma modalidade de ensino da educação profissional onde a pessoa se capacita e ao final do curso sai com uma profissão”, explica Tiago Viola Holz, diretor da unidade de Lucas do Rio Verde.
Novas turmas
Diante da grande procura pelos primeiros cursos, o município criou um cadastro de reserva. “Foram cerca de 155 cadastros. Certamente teremos outras parcerias para ampliar os cursos. A gente pede à população que tem interesse, que fiquem atento para oportunidades futuras”, destaca o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico.