Após dois meses de cuidados e preparo da terra, aconteceu neste domingo (01) a primeira colheita da horta comunitária do bairro Tessele Júnior em Lucas do Rio Verde. O evento abre as comemorações de aniversário do município.
A ação contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Márcio Pandolfi, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, secretário de Infraestrutura e Obras, Alexandre Orbolato, demais autoridades e representantes da comunidade.
O plantio de verduras como alfaces, couve e outras folhosas tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, permitindo o uso de um bem comum, mantendo o contato com a terra, além de ganhar conhecimentos sobre os benefícios de uma alimentação saudável.
O projeto conta com ações coletivas. O Município disponibiliza a área, o adubo e as sementes. A comunidade do bairro é responsável pelo plantio das hortaliças, com o apoio técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
“O Poder Público cumpre com a sua obrigação de melhorar o espaço dando infraestrutura e apoio técnico para os moradores e eles fazem a sua parte, que é cuidar, mantendo o lugar fértil e próspero, beneficiando todas as famílias aqui da região”, destaca o prefeito Miguel Vaz.
Para ter acesso às verduras, as famílias precisam ser cadastradas através do representante da comunidade, onde a pessoa preenche uma ficha disponibilizando o nome completo, telefone e endereço para poder pegar a verdura na horta. O espaço contará com muro, que está em fase de construção, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura.
“Nesta primeira horta comunitária já temos 49 famílias cadastradas. Esse projeto já está em andamento nos bairros Jardim Primaveras, Veneza e Jaime Seiti Fujii e estamos estudando a expansão para outros bairros”, revela a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.
Antônio Reinaldo Dias Viana é o representante do bairro Tessele Júnior, responsável em organizar os trabalhos da horta e os cadastros para a distribuição, e se sente honrado com a oportunidade.
“Essa horta veio em bom tempo para nós. É uma terapia mexer na terra. O Município nos presenteou com esse cartão-postal, entrando com o suporte e nós, moradores, com a mão de obra” finaliza Antônio.
Projeto Horta Comunitária começa a atender famílias de bairro de Lucas do Rio Verde