“Segurança é um desejo e necessidade de uma sociedade, não se desenvolve nenhuma região se não houver segurança”. As palavras do governador Mauro Mendes, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (22), refletem a importância do setor para o desenvolvimento de um município.
Em consonância com esse discurso, o Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, entregou oficialmente a obra de reforma da Casa de Semiliberdade, primeira desta modalidade a ser inaugurada no estado.
A Casa de Semiliberdade oferecerá, na proposta reformulada de medida socioeducativa, que os adolescentes em conflito com a lei estudem e trabalhem durante o dia e retornem para a unidade à noite, participando ativamente do que é ofertado na rede municipal quanto à saúde, educação, cultura e assistência social.
“Estamos fazendo fortes investimentos na área de segurança em todo o estado de Mato Grosso. É uma casa muito moderna e eficiente, que permitirá que o jovem infrator possa estudar e trabalhar na semiliberdade. Ele vai cumprir a sua pena, permitindo que reintegre à sociedade”, completou Mauro.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, um dos presentes na entrega da nova Casa, pontuou que outras cinco novas unidades do Sistema Socioeducativo ainda serão lançadas no estado, sendo essa a primeira em regime de semiliberdade.
“Essa parceria com a prefeitura é uma demanda de muitos anos. São mais de 20 anos brigando por uma casa de semiaberto no estado e hoje tivemos o prazer dessa conquista, para atender uma grande demanda e fazer a ressocialização dos menores em conflito com a lei”, disse o secretário.
“É um novo modelo, um projeto-piloto que o Governo do Estado nos provocou e nós aceitamos o desafio de desenvolver esse novo projeto. É um desafio para nós também, mas tenho convicção que será muito mais eficaz, teremos muito mais facilidade de ressocializar esses jovens”, apontou o prefeito Miguel Vaz.
A gerente regional da Casa de Semiliberdade de Lucas do Rio Verde, Natielle Kuhn, ressalta o momento de realização e destaca que nas próximas semanas, após tramitações legais, o atendimento aos adolescentes será iniciado.
“Vamos trabalhar com adolescentes de baixa e média complexidade de atos infracionais e isso é importante para que esse adolescente não fique evadido do sistema até cometer um ato infracional grave. Essa é a primeira de várias realizações”, disse a gerente.
“Nós transformamos esse local, tirando a cara de cadeia, para um ambiente humanizado e de melhor aconchego para esses adolescentes. Foi um trabalho árduo, mas colheremos bons frutos e acredito que esse local seja melhor que o lar de muitos dos infratores acolhidos”, finalizou o secretário de Infraestrutura e Obras, engenheiro Alexandre Orbolato.