Ao participar da cerimônia de entrega de certificados para 118 alunos do Programa Qualifica Lucas, o presidente da Associação Comercial e Empresarial – ACILVE, o empresário Vilson Kirst, destacou que “uma sociedade forte e organizada só é possível construir, quando se tem mão de obra qualificada”.
É exatamente esse o objetivo da parceria do Poder Executivo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – em oferecer a oportunidade para que os luverdenses possam se qualificar para o mercado de trabalho, e assim, contribuir para o crescimento do município, bem como com a economia local.
A cerimônia de entrega de 118 certificados aconteceu na noite da última quarta-feira (11) no auditório do Paço Municipal e contou com a presença de amigos e familiares dos formandos.
“Para a ACILVE é sempre uma satisfação fazer parte do processo de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde. Sendo assim, apoiar e incentivar ações como o Programa Qualifica Lucas, através da parceria do Poder Publico e Senai, é de suma importância para a qualificação profissional. Importante destacar que são cursos gratuitos e disponíveis para jovens que estão a procura do primeiro emprego, mas também para pessoas que já estão há muito tempo no mercado de trabalho e que muitas vezes, não tiveram a oportunidade de fazer um curso gratuito”, descreveu Kirst.
Todos os cursos são oportunidades de expandir o conhecimento dos alunos. “São novas chances, e agora serão mais portas abertas”, pontua prefeito Miguel Vaz.
Foram concluídos os cursos de Padeiro, Mecânico de Motocicletas, Eletricista de Instalações Prediais, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Instalador de Drywall e Gesso, Operador de Processos de Distribuição Logística, Salgadeiro, Assentador de Revestimento Cerâmico, Costureiro Industrial do Vestuário e Instalador de Sistemas Fotovoltáicos.
Ao todo, já foram entregues 224 certificados referentes aos primeiros alunos dos cursos do Qualifica Lucas do Rio Verde.
A meta é qualificar pessoas através da oferta de 1.000 vagas em 11 áreas de conhecimento, sendo elas: Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Metalmecânica, Eletroeletrônica, Automotiva, Marceneiro de Móveis e Esquadrias, Logística, Gestão, Refrigeração e Climatização, Têxtil e Vestuário, TI e Hardware.