O Auditório dos Pioneiros da Prefeitura de Lucas do Rio Verde foi o local para a realização da formatura de 14 alunos da Escola Especial Renascer, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A instituição, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal, entregou o certificado de conclusão do Ensino Fundamental – modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos aos formandos, na tarde desta sexta-feira (15).
A solenidade contou com a presença dos familiares dos formandos, profissionais da Apae, a prefeita em exercício Sandra Barzotto, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, a secretária-adjunta de Assistência Social e Habitação, Débora Carneiro, o presidente da Apae, entre outros.
A Apae é uma associação em que toda a comunidade se une para prevenir, tratar e acolher a pessoa com deficiência, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes. A instituição oferece educação especial e estrutura para tratamento de pessoas com deficiência física e intelectual. A Escola Especial Renascer de Lucas do Rio Verde atende atualmente 200 alunos.
“É uma data muito especial não só para para os professores que se entregam de corpo e alma, com muito amor a essa causa de ajudá-los e educá-los dentro de cada um com as suas dificuldades, mas demonstrando garra e vontade para melhorar cada dia. A gente via nos olhos deles a alegria de poder estar vivenciando esse dia. É um ciclo que foi vencido na vida, e para eles é diferente. Eles são muito capazes, são pessoas que se entregam com muito coração em tudo que eles fazem, apesar das dificuldades.”, agradeceu o presidente da instituição, Marcos Tomazin .
“Foi um momento de muita emoção ao ver nos olhos dos formandos a alegria de poder viver um momento com direito s beca e cerimonial. As famílias muito orgulhosas pois representa superação vivenciada dia após dia”, disse a prefeita em exercício, Sandra Barzotto.