Para aqueles que pensam que a Vigilância Sanitária é apenas fiscalização, se enganou. Na manhã desta segunda-feira (25), a equipe ministrou uma palestra sobre boas práticas com a manipulação de alimentos e enfatizou em outro momento qual é o papel da Vigilância Sanitária. O evento é uma ação da Escola em Saúde para 92 servidores públicos, incluindo merendeiras das escolas municipais e padaria municipal.
A proposta da palestra é mostrar os cuidados necessários para produzir um alimento seguro, seguindo as diretrizes da Vigilância Sanitária e demais órgãos fiscalizadores.
Nadielle Cruz, coordenadora da Vigilância Sanitária, explicou que considera o tema primordial para promover saúde, evitando doenças comuns no território e registrou o planejamento de ampliar a iniciativa para o setor privado.
“Podemos promover um ambiente mais saudável para os nossos alunos e, posteriormente levar ela até o setor privado do município, como lanchonetes e restaurantes. Acredito que trabalhando assim, fomentamos as boas práticas, e mostrando o real trabalho da Vigilância Sanitária, no município ”, registrou.
Ainda durante a ação, muitas orientações sobre o manuseio de alimentos foram repassadas pelo técnico em Vigilância Sanitária, Gilmar Bieger, que acredita ser o momento oportuno para falar sobre o assunto, já que durante a pandemia essas atividades estavam paralisadas.
“O objetivo é promover uma alimentação cada vez mais saudável e de qualidade para os alunos da Rede Municipal de Ensino e ao mesmo tempo valorizar os nossos servidores que lidam com eles no dia-a-dia. O manuseio correto é de nossa responsabilidade e trará consequência positivas ao município”, pontua.
A Merendeira Ana Paula de Souza comentou que acha muito positiva a capacitação, “Momento enriquecedor, a gente leva muita experiência não só para o trabalho, mas para casa também”.