Prefeitura participa de painel sobre gestão de resíduos no Green Future Hub

Evento reuniu administração pública, iniciativa privada e profissionais da área ambiental

Fonte: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi

Prefeitura participa de painel sobre gestão de resíduos no Green Future Hub
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), participou nesta terça-feira (9) do evento Ciclo Verde, realizado no Green Future Hub, com o tema “Lixo custa muito caro”. O encontro reuniu representantes do poder público, empresas, gestores e profissionais da área ambiental para discutir os custos e desafios relacionados à gestão de resíduos.

A programação contou com especialistas e apresentações de cases de boas práticas. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou a importância de envolver a comunidade na discussão.

[Continua depois da Publicidade]

“Um dos grandes desafios que nós temos, enquanto municípios e países emergentes, é o tratamento e a gestão de resíduos. Nada melhor do que envolver a comunidade nesses assuntos, mostrar o que tem sido feito, nossos desafios e compartilhar ideias com a população”, afirmou.

Em 2024, o município aderiu ao Programa Lixo Zero, que hoje conta com a participação das escolas da rede municipal, além da Prefeitura, Saae, Sicredi e Apae. O reconhecimento veio recentemente com o prêmio Cidades Lixo Zero.

“Estamos com 24 escolas municipais trabalhando nessa metodologia, além do Paço Municipal, Saae, Apae, Sicredi e outras empresas privadas. Isso mostra que o movimento tem se fortalecido e que seguimos avançando para consolidar um novo modelo de gestão de resíduos”, destacou Palis.

O primeiro painel do Ciclo Verde foi apresentado pelo diretor do Saae, Paulo Nunes, junto com outros profissionais, que apresentaram o tema “De onde vem e para onde vai: os bastidores do lixo urbano”.

[Continua depois da Publicidade]

“É muito importante mostrar para a sociedade o que o Saae faz em relação ao lixo produzido diariamente. Ainda enfrentamos dificuldades para conscientizar a população sobre a separação correta dos resíduos. Eventos como este são fundamentais pois reúnem vários setores”, explicou.

O diretor do Green Future Hub, Cleber Nunes, reforçou a importância da educação e do engajamento coletivo para transformar a gestão de resíduos no município.

“A boa gestão de resíduos começa pela educação e pelo cuidado dentro de casa. Não é responsabilidade apenas do poder público. É um esforço conjunto entre sociedade civil, empresas e governo. Esse trabalho de formiguinha gera impacto no futuro e atrai novos investimentos para melhorar toda a cadeia de destinação”, destacou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .