Entidades e instituições de ensino participaram, na última quinta-feira (18), de um encontro para tratar da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), polo Lucas do Rio Verde. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação detalhou o que foi apresentado durante visita do reitor na semana passada e outras demandas para a implantação da faculdade pública.
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresentou a sugestão de seis cursos de bacharelado para o desenvolvimento da região, sendo eles: Engenharia de Agronegócio, Psicologia, Administração, Língua Portuguesa e Inglesa, Comunicação Social e Engenharia da Computação.
Também será realizada uma pesquisa pública para ouvir a população, os estudantes do ensino médio, além das empresas para identificar o desejo da sociedade e, posteriormente, apresentar a sugestão de cursos à reitoria da UFMT.
O formato do questionário está sendo estudado, mas deve ser realizado de maneira on-line e presencial.
“Nos reunimos com os representantes das entidades para discutir a elaboração de uma pesquisa que irá ouvir a comunidade. Também devemos ouvir as entidades, os setores produtivos, como o agronegócio, comércio e serviços. O nosso objetivo é pensar, planejar e preparar o nosso município para os próximos 50, 100 anos”, destacou o prefeito Miguel Vaz.
Representando uma escola particular do município, a professora Elizandra de Siqueira atua diretamente com alunos do ensino médio. Segundo ela, o trabalho realizado pela prefeitura em ouvir a população é muito importante.
“Os alunos estão muito felizes por conta disso. Eles já começam a imaginar os cursos que poderão ter aqui, as possibilidades de futuro que eles terão de crescimento profissional”, disse a professora.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explica quais os próximos passos dos municípios para receber a instituição pública. “Agora os trabalhos reiniciam no sentido de aprofundamento. A gente recebeu uma pesquisa, realizada em anos anteriores, e a reitoria entende que nós temos que aprofundar essa pesquisa, e é o que nós vamos fazer a partir de agora”.
Estiveram representados na reunião a Associação Comercial e Empresarial (Acilve), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato Rural, Fundação Luverdense de Saúde, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica (Secitec), Assessoria Pedagógica do Estado, e escolas particulares.
Reunião com a UFMT
Reitores da UFMT estiveram em Lucas do Rio Verde, no último dia 12, e cumpriram agenda com o prefeito Miguel Vaz que, junto de comitiva, visitou alguns locais em condições para receber a instalação da instituição. Além disso, a criação desse novo polo foi pauta também de reunião realizada no Paço Municipal com o Legislativo e a Comissão de Implantação da Universidade Pública.
A reunião com gestores trouxe a esperança de que o sonho da universidade federal em solo luverdense está mais próximo de se tornar realidade. Segundo o reitor Evando Soares, com essas tratativas que estão sendo realizadas pela Prefeitura e UFMT, existe a expectativa de cursos disponíveis para a população de Lucas do Rio Verde já a partir de 2023. A matéria completa está disponível neste link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9476/