Prefeitura oferece serviços de maquinário para colheita de silagem dos produtores rurais

Os interessados precisam fazer cadastro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para agendamento

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

prefeitura oferece servicos de maquinario para colheita de silagem dos produtores rurais
Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

O apoio aos pequenos produtores rurais é um dos compromissos da atual administração. Para ampliar o atendimento da patrulha agrícola, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente adquiriu uma ensiladeira que está atendendo os agricultores familiares na produção de silagem.

Para ter acesso ao programa, os munícipes precisam comprovar que integram a agricultura familiar. Após informar o serviço a ser executado na propriedade, um técnico faz uma visita pré-colheita para confirmar o estágio de desenvolvimento da lavoura e identificar o momento correto da colheita.

Os agricultores familiares interessados neste serviço, deve fazer um cadastro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e posteriormente fazer a solicitação para agendamento do maquinário.

Com os dados da lavoura, a Secretaria traça a estratégia de atendimentos conforme a demanda, logística e localização de cada máquina. Após o atendimento, é feito o levantamento das horas-máquina por meio do horímetro do trator para cálculo das horas trabalhadas, sendo o produtor informado dos valores e das condições de pagamentos.

Conforme a Secretaria, a patrulha oferta serviços como: gradagem, distribuição de fertilizantes e corretivos, silagem, adubação, plantio, transporte de insumos e produtos, limpeza de áreas, roçadas e outras atividades agrícolas desenvolvidas por implementos tracionados ou acoplados disponíveis na patrulha agrícola.

O programa municipal atende os produtores da agricultura familiar de todas as comunidades de Lucas do Rio Verde e outras propriedades ao entorno do perímetro urbano consideradas produtivas.

Trabalho
A ensilagem processa plantas forrageiras, como milho, sorgo e cana-de-açúcar, a fim de obter alimentação de qualidade para os animais de grande porte, como equinos e bovinos, substituindo o pasto em períodos de seca. O processo envolve o corte da planta, picagem e compactação da matéria.

De acordo com Marcelo Reckziegel, supervisor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a iniciativa é importante para garantir que os resultados da produção sejam potencializados ao máximo além de proporcionar ainda mais qualidade ao trabalho produtor rural. “O processo de silagem possui grande importância para o agricultor familiar e para a rentabilidade do seu negócio. Por isso, o oferecimento desse serviço a preços subsidiados demonstra o compromisso da Prefeitura de Lucas do Rio Verde com a agricultura familiar”, ressaltou.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.