A Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde preparou uma programação especial para marcar a campanha mundial pelo fim da violência contra a mulher. No Brasil, a campanha é de 20 de novembro a 10 de dezembro e é chamada 21 Dias de Ativismo, pois inclui o Dia da Consciência Negra, pela dupla vulnerabilidade da mulher negra.
“A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Contamos com a participação da sociedade luverdense para mais conhecimento do assunto e saber a importância de discutirmos soluções e evitarmos que mais mulheres da nossa cidade virem estatística”, frisou a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.
A programação no município conta com parcerias. A Secretaria de Cultura realiza, nesta sexta-feira (19), às 18h, a Roda de conversa: negritude luverdense – espaços de fala e atuação na sociedade, no auditório da Prefeitura. Um minidocumentário sobre o tema também será apresentado aos convidados.
Digitais influencers de Lucas do Rio Verde contribuirão para a divulgação da campanha, reforçando as atividades da programação em suas redes sociais.
O Creas dará continuidade no projeto ‘Precisamos Falar’, onde a equipe debate a respeito da violência contra a mulher, tendo os homens como público-alvo. O projeto foi criado na Campanha Agosto Lilás, deste ano. (linkar – https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias/?text=assistencia-social&cod=8999)
No dia 26 de novembro, no auditório da Prefeitura, a partir das 9 horas, a cidade contará com a presença da vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e coordenadora do CEMULHER (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e a desembargadora Maria Erotides Kneip para discutir futuros projetos sobre o tema. As reuniões envolverão a sociedade luverdense, a Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher de Lucas do Rio Verde e equipe da Assistência Social.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lucas do Rio Verde realizará uma panfletagem pelas ruas do município. Para fechar a programação, será realizada uma caminhada no dia 11 de dezembro, às 16 horas, com saída nas redondezas da Igreja Rosa Mística. O trajeto será até a Praça da Liberdade, no Mercado do Produtor, onde será realizado um apitaço e outras atividades para chamar a atenção para o tema.
Origem
Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.