Auxiliar na purificação e umidade do ar, capturando gases tóxicos, devolvendo oxigênio para a atmosfera. As árvores trazem esses e outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos, além de contribuir para o embelezamento da cidade, criando novos cartões-postais.
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, iniciou o plantio e replantio de jambeiros, ipês de diversas cores e palmeiras pelo município.
“Começamos o plantio de cerca de 100 pés de jambo pela Avenida da Fé e Desbravadores. No bairro Vival dos Ipês, investimos em palmeiras no canteiro central e ipês de várias cores nos canteiros e praças próximas e dentro da APP (Área de Preservação Ambiente). Na Avenida Bahia, próximo ao cemitério, mais palmeiras foram plantadas. Pretendemos até o fim da gestão investir cerca de 6 mil pés plantados pela cidade”, explica o secretário de Infraestrutura e Obras, engenheiro Alexandre Orbolato.
O replantio também é uma das ações nesse processo de jardinagem de vias públicas. Trata-se de substituição das mudas mortas ou danificadas. Algumas semanas após o plantio, faz-se uma estimativa da mortalidade para determinar o número de mudas a serem substituídas. Todas as mudas são oriundas do Horto Municipal de Lucas do Rio Verde.
Com Ascom Prefeitura/Maíra Matos