Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está distribuindo mudas de árvores frutíferas. A ação acontece no hall de entrada do Paço Municipal iniciou nesta segunda-feira e prossegue até sexta-feira (10). A retirada é gratuita.
São três tipos de arvores frutíferas disponíveis: pitanga, graviola e goiaba. Em cada muda, há uma etiqueta de identificação com um QR Code. Desta forma, a pessoa pode procurar mais detalhes a respeito da espécie.
O biólogo Felipe Palis, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, disse que as pessoas têm procurado informações e levado mudas para plantio em suas propriedades. “As pessoas ficam bem curiosas, param e perguntam. Alguns ficam receosos, mas a gente percebe e chama eles até aqui, explica o que é objetivo e todo mundo gosta”, relata Felipe.
Ajudando o meio ambiente
A jornalista Carla Braganholo aproveitou passagem pelo Paço Municipal e levou uma muda de cada espécie. “Eu fui criada assim: plantando, plantando, porque a gente não pode só querer comer, tem que plantar. E levar uma de cada, porque lembra um pouco da infância, de mexer com a terra, plantar e ver crescer. E a gente ajuda o meio ambiente, porque não basta ter arvores, tem que plantar, cultivar e, claro, florescer ainda mais”, recomenda.
O repórter cinematográfico, Andrew Aragão, também partilha do mesmo pensamento. E garantiu uma muda para plantar no quintal de casa. “Tudo é uma questão de conscientização. Porque tudo o que existe é graças ao meio ambiente. Nada mais justo que a gente praticar o cultivo de uma fruta que demanda atenção, cuidado”, observou.
A distribuição de mudas frutíferas ocorre anualmente durante a Semana do Meio Ambiente. Contudo, nos anos anteriores, a ação ocorreu no centro de Lucas do Rio Verde. “Esse ano estamos fazendo de uma forma diferente, mudamos um pouco a abordagem”, explica Felipe.
Nesta quarta-feira (08) equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estarão no cruzamento das Avenidas Mato Grosso e Paraná a partir de 07h30, fazendo a distribuição de mudas de Ipê.