Lucas do Rio Verde segue investindo na Saúde, um dos pilares da atual gestão municipal. Com a assinatura do novo Contrato de Gestão nº 108/2021, firmado entre o Município e a Fundação Luverdense de Saúde, mantenedora do Hospital São Lucas, a partir de 1º de setembro, Lucas do Rio Verde passará a ofertar 312 novos serviços, dentre eles urgência, emergência e procedimentos eletivos, como exames complementares e de diagnóstico.
Entre os procedimentos estão incluídas cirurgias de pele, do sistema nervoso central e periférico, coluna vertebral, vasculares, vias aéreas e da face, do aparelho digestivo, vias biliares e parede abdominal, intestino e canal anal, do sistema osteo muscular, cintura pélvica e membros inferiores, biópsia ginecológica e manutenção de cirurgias ginecológicas e obstétricas.
Para os serviços eletivos, aqueles que são agendados e programados, o fluxo de atendimento tem origem na Atenção Básica. Ou seja, o paciente deve procurar o PSF mais próximo de sua residência e passar por avaliação médica. Havendo necessidade, será encaminhado pela Central de Regulação ao profissional especialista, conforme disponibilidade de vagas do serviço.
Já os atendimentos de urgência e emergência chegam, durante o dia, por meio do Corpo de Bombeiros, Rota do Oeste ou encaminhados pelas unidades de saúde. Enquanto da meia noite às 6h da manhã, o atendimento é direto no Hospital São Lucas.
A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explica sobre a inclusão de especialidades nunca antes ofertadas ao cidadão luverdense no município, sem a necessidade de deslocamento até a capital do Estado. “A concretização desse novo formato do Contrato de Gestão vem após muito estudo, empenho por parte da equipe e, especialmente, identificação das demandas da população e dos serviços que antes nós não tínhamos prestadores. Agora temos profissionais de fora apostando no município, com serviços que não tem na região, então é algo bastante inovador”, afirma a médica.
Nesse formato, o Contrato de Gestão propõe 18 metas qualitativas, que devem ser atendidas pelo Hospital São Lucas, a fim de assegurar o melhor atendimento aos luverdenses. Dentre elas estão: serviço de atendimento humanizado ao parto, preenchimento adequado de prontuário, satisfação do usuário SUS no setor de pronto atendimento e internação, tempo de espera e avaliação médica especializada nos pacientes em atendimento na urgência e emergência, educação continuada de toda equipe de assistência realizada, criação e funcionamento do NIR (Núcleo Interno de Regulação), entre outras.
O prefeito Miguel Vaz ressalta a importância da inclusão de novos serviços para atender com eficiência e dignidade o cidadão luverdense. “O Hospital é um prestador de serviços para o Município e, à medida que crescemos, houve aumento nas demandas de especialidades também. As metas qualitativas, que avaliam a qualidade do serviço prestado, são uma forma de contribuirmos para que o Hospital eleve o nível de qualidade no atendimento e isso é muito importante porque você vai minimizando os problemas. Todo mundo quer um atendimento de alta qualidade, humanizado e é isso que buscamos”, destaca o gestor.
Para avaliar as metas mensais, além da Auditoria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde (composta por médico auditor, técnico de enfermagem e administrativo), uma equipe compõe a comissão especial para análise de prestação de contas do Contrato de Gestão. Fazem parte um médico avaliador, médico regulador, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e membros do Conselho Municipal de Saúde. A Comissão foi nomeada pela Portaria nº 116, de 05 de maio de 2021.
Com a inclusão dos novos serviços, o atual contrato pagará à prestadora de serviços, no máximo, R$ 2.100.000,00 mensais, mediante avaliação criteriosa de produção e validação dos serviços ofertados mensalmente. Para que o repasse seja realizado, serão utilizados recursos municipais, federais, fomento das Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs) e valor instituído baseado nas metas qualitativas dos serviços prestados.
O pagamento será feito mediante aprovação do relatório mensal, emitido pela Comissão, após análise diária da qualidade dos serviços executados. A vigência do Contrato passa a ser do primeiro dia de setembro, válido pelos próximos doze meses, podendo ser prorrogado por outros 48 meses.
Diretor executivo de Governo, Aluízio Bassani destaca a parceria firmada visando a oferta e prestação de serviços aos cidadãos. “Esse Contrato foi formatado pela Secretaria de Saúde, mas também houve uma grande parceria com o Hospital São Lucas. Sem a anuência do Hospital, sem a vontade da diretoria de fazer um serviço cada vez melhor, não teria como colocar um contrato desse porte em execução. É um documento feito a muitas mãos porque a gente sabe que tem muita coisa para melhorar para o nosso cidadão luverdense”, afirma Bassani.
O documento foi apresentado e oficializado na tarde desta terça-feira (31), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, com a assinatura do prefeito Miguel Vaz, Ivanilde Rigo, diretora executiva da Fundação Luverdense de Saúde, e teve como testemunhas, Fernanda Heldt Ventura, secretária de Saúde, Daltro Figur, presidente da Câmara de Vereadores, e Nayara Souza Benedetti, fiscal de contrato.
Na oportunidade também estiveram presentes os vereadores Gilson Firmino, Sandra Barzotto e Ideiva Foletto, além do diretor executivo, Aluízio Bassani, secretário de Infraestrutura e Obras, Alexandre Orbolato, de Administração, Alan Togni e representantes do Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Servidores Públicos e da Comissão de Gestão e Avaliação da secretaria de Saúde.
Novos procedimentos:
• Neurocirurgia: Atendimentos de urgência, emergência e procedimentos agendados. Inclusão de sete novos profissionais neurocirurgiões com atendimento 24 horas no Hospital São Lucas.
• Ortopedia pediátrica: Serviço nunca antes ofertado em Lucas do Rio Verde, atenderá procedimentos agendados pela Central de Regulação.
• Cirurgia bariátrica: Serviço inaugural, exclusivo aos munícipes de Lucas do Rio Verde. Procedimento de alta complexidade que, no momento, não é ofertado pelo Estado de Mato Grosso no Sistema Único de Saúde (SUS).
• Odontologia para pacientes com necessidades especiais: O mesmo serviço de odontologia da Atenção Básica passará a ser ofertado em Lucas do Rio Verde para munícipes com necessidades especiais. Atendimento exclusivo de serviços eletivos.
• Cirurgia vascular: Acréscimo de sete novos procedimentos, além da manutenção da cirurgia de varizes, já ofertado previamente.
• Cirurgia plástica reparadora: Para casos de pacientes com traumas, acidentes, lesões, queimaduras, em situações de extrema gravidade.
• Coloproctologia: São 22 novos procedimentos cirúrgicos de intestino e canal anal, antes não ofertados pelo SUS na região Teles Pires.
• Ortopedia: Além dos serviços já ofertados, agora será atendida a demanda de alta complexidade.
• Cirurgia Buco-Maxilo-Facial: Serão 29 tipos de procedimentos nunca antes ofertados no município pela rede pública de Saúde. As cirurgias serão realizadas em pacientes com situações de traumas e lesões.
• Nefrologia: Tratamento de hemodiálise para pacientes internados.
• Urologia: Inclusão de procedimentos minimamente invasivos, como cirurgia a laser de cálculos renais, facilitando a rápida recuperação do paciente.