Sem a destinação correta, os pneus descartados de maneira irregular podem gerar problemas de saúde pública. Para evitar isso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, chamou os responsáveis por borracharias na região para discutir o assunto.
Durante o encontro, realizado no auditório dos Pioneiros do Paço Municipal, na última semana, foi discutida a reativação do cadastro municipal com a ReciclaNip, entidade gestora do sistema de logística reversa de pneus inservíveis.
Além disso, a secretaria fará a intermediação para ampliar os pontos de coleta de pneus. De acordo com o que foi apresentado na reunião, apenas dois locais estão recebendo esse material.
“Faz um ano que a empresa, que tem esse compromisso de fazer a logística reversa, não faz esse serviço aqui na cidade. Com isso, houve um acúmulo de pneus nas borracharias, nos pontos de coleta e locais irregulares. Logo após a reunião, nós entramos em contato com a empresa para reativar o cadastro. O nosso objetivo é fazer com que ela volte a nos atender e faça a destinação desses pneus”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
Ainda conforme o secretário, assim que reativado o serviço, um mutirão deve ser realizado para recolher o material acumulado. Também estão em estudo junto às empresas a disponibilidade de novos pontos de coleta.