A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através das Secretarias de Segurança e Trânsito, Educação e Assistência Social se reuniram nesta semana com a Polícia Militar para analisarem o retorno do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) nas escolas do Município e nos programas da Assistência Social.
O principal objetivo do Proerd é a orientação e conscientização de estudantes e familiares para uma melhor qualidade de vida. “O programa funciona como um sistema cooperativo entre escola, Polícia Militar e família. É preciso um instrutor capacitado para atuar em um trabalho de grande sucesso e de grande repercussão onde o objetivo é cuidar das nossas crianças. Além de mostrar que o trabalho das polícias vai muito além de punir, mas de prevenir e contribuir para uma sociedade mais saudável”, explica o soldado da Polícia Militar e Instrutor do Proerd, Rafael Vinicius Souza.
O Proerd possui material didático, ‘o livro do estudante’, com lições abordando fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da autoestima, tomada de decisão e valorização da vida.
“Nós acolhemos a ideia de retomar o Proerd nas unidades escolares com muita alegria, pois sabemos os frutos que o Programa tem de positivo com os alunos e a comunidade. Do Município, eles vão ter todo o nosso apoio pra gente reorganizar as turmas e o que for preciso para atender o maior número possível de crianças”, exalta a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel.
Pela Assistência Social, as políticas antidrogas do Proerd vão somar com os programas já existentes. “Sempre pensamos em incluir as nossas famílias assistidas pelo Cras e Creas, e o programa vai levar as informações sobre o perigo das drogas dentro destas casas. Informações importantes para que eles possam realmente ter um bom caminho”, analisa a secretária da pasta, Janice Ribeiro.
“A reunião foi produtiva e recebemos com alegria a notícia do retorno de um programa tão importante e educativo. O Proerd é exemplo de proteção e prevenção da nossa sociedade quanto ao uso de drogras. Em nome da Secretaria, nos colocamos à disposição da Polícia Militar para novas reuniões com o Tenente Coronel Paulo Secchi e demais membros para alinharmos a volta do programa”, define o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes.